Mais 27 novos integrantes do grupo estão formados para fazer a segurança nas praias do Sul de Santa Catarina

Balneário Rincão

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina está pronto para enfrentar a temporada de verão. Na região do Extremo Sul catarinense, que corresponde desde o Balneário Rincão até o município de Passo de Torres, os trabalhos dos guardas vida já começaram no início de dezembro e seguem até o Carnaval. A equipe para atender as cinco praias dentro da abrangência do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Içara é formada por 250 guardas vida civis, 70 postos e cinco bombeiros militares.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Helton Zeferino, destacou que a formatura dos noves homens para ajudar a trabalhar na segurança das praias é um momento importante para o município de Balneário Rincão. Ele destacou o apoio dado pela Administração Municipal, em nome do prefeito Jairo Custódio, pela manutenção das estruturas dos postos guardas vida, que servem para os profissionais consigam fazer o trabalho de forma mais confortável. “Esta qualidade nas estruturas é um diferencial, porque os guardas vidas passam 12 horas por dia trabalhando na faixa de areia e por alguns minutos precisam de um local com conforto para manter o folego”, pontua Zeferino.

O subcomandante explica que a preparação dos guardas vida é bastante rígida e com momentos de dificuldades e superação porque os profissionais terão que estar preparados para num momento de emergência adentrar o mar e salvar uma pessoa que está correndo perigo, mesmo sendo um desconhecido. Ele ressaltou que há sete anos, não são registradas mortes nas praias que são guarnecidas e que quer no fim desta temporada comemorar mais um ano sem óbitos na região de abrangência do 4º batalhão. “Este é o foco, orientar a população e estar sempre perto dos banhistas e que possamos ter uma temporada bastante feliz e vitoriosa”, enaltece Zeferino.

Um dos formandos do dia foi Hugo Tzola. Segundo ele, o curso é bem completo com um bom preparo físico e mental. “A gente é testada de todas as formas para fazer o salvamento aquático com sucesso”, relata Hugo. O curso é de 120 horas e com foco na parte prática para que todos fiquem aptos no momento do salvamento.

Projeto Golfinho

Também na manhã de ontem teve a formatura das crianças da Escola Arroio Rincão que participaram do projeto Golfinho. Neste ano, já participaram do projeto cerca de 300 crianças da rede de ensino de Balneário Rincão.

O Golfinho é um programa de atividades educativas em segurança de praias oferecido durante a Operação Veraneio do CBMSC, onde são trabalhados os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente com crianças e adolescentes com idade entre sete e 14 anos.

 Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, major Renan Fernandes, informa que neste ano será retomado também o projeto Praia Acessível, que proporciona banho de mar assistido para portadores de necessidades especiais.