Objetivo é obter selo Federal de Turismo para o município
O governo de Içara quer trazer um selo Federal de Turismo para o município. Mas para que isso aconteça, será preciso formar um Conselho de Turismo e desenvolver um Plano Municipal de Turismo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Roberto Brígido, o Conselho será formado por 12 pessoas. Dentre os integrantes estão representantes do ramo da hotelaria, ACII, CDL, além de outros membros da sociedade. O presidente do Conselho ainda não foi definido. “O lugar ainda está vago”, conta Paulo Brígido.
Quando Balneário Rincão foi emancipado, Içara perdeu a Bandeira do Turismo em nível estadual. Porém, no final de 2018, Içara reconquistou a Bandeira do Turismo de Santa Catarina, concedida pelo governo do Estado.
“Neste momento, nós queremos o selo de Turismo Federal para que a gente possa desenvolver todo o nosso potencial de turismo”, explica. “Queremos criar uma rota gastronômica, fomentar o turismo religioso e rural”, projeta.
No entanto, para que o Selo Federal de Turismo seja concedido pelo governo Federal, é necessário que um Plano de Turismo seja realizado. De acordo com o secretário, a Prefeitura ainda está em fase de contratação da empresa que irá elaborar o Plano de Turismo Municipal. “No mês de maio nós já vamos definir com a empresa que mais se adequa ao orçamento e iremos contratá-la para formar o Plano Municipal de Turismo”, afirma Brígido.
A expectativa é de que o Plano fique pronto em aproximadamente seis meses. Após isso, o governo Municipal realiza a entrega da documentação para o governo Federal, que irá analisar e posteriormente conceder o Selo Federal de Turismo.
Santuário
O que mais tem fomentado o Turismo no município é o Santuário Misericordioso do Sagrado Coração de Jesus. Com dois anos de atividade, o Santuário tem atraído visitantes em quase todos os dias. O reitor Padre Antônio Vander não tem uma média de quantos visitantes estão passando durante o ano pelo local.
Segundo ele, somente na Festa da Misericórdia deste ano, passou durante os oito dias de festa cerca de 60 mil pessoas. Ele também pontua que as visitas nos finais de semana são com mais frequência.
Paulo Brígido destaca que por causa do Santuário, o movimento nos restaurantes nas imediações aumentou e que existem mais pedidos de empresários querendo se instalar no local. “Por isso queremos transformar aquela região numa rota gastronômica”.
O secretário ressalta ainda que o turismo do agronegócio está em evidência. Segundo ele, algumas propriedades estão atraindo a visita de muita gente, principalmente os que cultivam produtos orgânicos, como hortaliças e frutas.