Habilitação dos 10 leitos da UTI também ficará suspensa pelas dificuldades financeiras

Em comunicado oficial, o Hospital São Donato, de Içara, anunciou nesta quinta-feira que realizará a suspensão dos atendimentos de Maternidade. A decisão foi tomada em conjunto entre os conselhos Deliberativo, Diretor e Fiscal. De acordo com o diretor do hospital, Júlio De Luca, a suspensão ocorrerá a partir do dia 1° de maio.

Além disso, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que teria 10 leitos habilitados após o processo seletivo de profissionais, também ficará suspenso pela ausência do repasse de dinheiro por parte do governo do Estado.

“Estamos desde dezembro de 2018 sem receber o repasse. Já realizamos três reuniões com o secretário e ele não nos deu a devida atenção. O secretário só diz que vai resolver e nunca apresenta uma solução”, conta Júlio de Luca.

“Para o problema ser solucionado é preciso que o Governo Estadual repasse o dinheiro para o hospital, pois a gente tem fatura para pagar todos os meses e isso já vem acumulando ao longo de todo o ano”, explica. Segundo o diretor do hospital, não há mais possibilidade de continuar com as atividades de Maternidade enquanto o dinheiro não for repassado.

Ainda de acordo com o diretor do HSD já houve atraso de repasse também em 2017, mas, à época, o problema foi solucionado com a ajuda de lideranças políticas do Sul do Estado que pressionaram o governo do Estado a efetuar o repasse. “Em 2019, já disponibilizamos toda documentação que ele (secretário de saúde do Estado) solicitou. Mas, até o momento, não houve repasse do dinheiro”, afirma.

Júlio De Luca ressalta que o Hospital São Donato é referência no atendimento de Maternidade na região e que a suspensão do atendimento afetará diretamente a população. “Em Criciúma só tem o Hospital Materno Infantil Santa Catarina que é especializado na área e não terá capacidade para atender toda a demanda dos nossos municípios da região, mas será a única opção”, conclui Júlio.