Em Içara, todos os índices da Covid-19 baixam pelo segundo mês seguido
Içara e Agência Brasil
As mortes por Covid-19 no Brasil, mais uma vez, atingiram o menor patamar no ano de 2021, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No domingo (5) foi registrada uma média diária de 617 óbitos, o menor nível desde 28 de dezembro de 2020 (611 mortes).
Até o fim de agosto, o menor nível de mortes do ano havia sido registrado em 3 de janeiro (697). Em 27 de agosto, a média ficou abaixo desse patamar, ao apresentar 688 óbitos. A marca foi sendo batida dia após dia, até 2 de setembro, quando se chegou à média de 621.
Nos dias seguintes, a média ficou relativamente estável. No domingo voltou a cair e a apresentar o menor patamar do ano. A média de ontem representa um recuo de 21% na comparação com duas semanas antes. Já em relação ao mês anterior, a queda chegou a 30,4%.
O pico de óbitos na pandemia de Covid-19 no país foi registrado em 12 de abril, quando foi observada uma média de 3.124 mortes, cinco vezes acima do número apresentado ontem pela Fiocruz.
A média móvel de sete dias é calculada somando-se os dados do dia em questão com os seis dias anteriores e dividindo-se o resultado por sete.
Índices em Içara
Os números da Covid-19 também seguem baixando em Içara. Os índices favoráveis mostram que a população deve manter os protocolos de cuidado, embora sirvam como alento revelando que estamos vencendo aos poucos a pandemia. Um dos números positivos é a redução de casos fatais na cidade em 37,5% entre julho e agosto, com cinco vítimas fatais no último mês.
Outros números que baixaram foram a “Média de atendimento diário no Centro de Triagem” com -41,6%, “Média diária de pacientes içarenses internados em UTI em todos os hospitais” com -51,7%, “Média diária de pacientes içarenses internados em enfermaria em todos os hospitais” com -69,3%, “Média percentual diária de ocupação de leitos da UTI do hospital São Donato” com -52,9% e “Média percentual diária de ocupação de leitos da enfermaria do hospital São Donato” com -49,7%. No gráficos em anexo, estão os números dos últimos três meses.
“Nossas equipes se entregaram no seu limite para que pudéssemos ver esses números atuais. Por isso, nosso sentimento de gratidão para cada profissional que vem se dedicando nessa pandemia”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “Os dados epidemiológicos nos dão o direcionamento das ações em saúde, focando cada vez mais no processo de vacinação. O empenho dos servidores da saúde nos orgulha e o apoio da sociedade levará a superação da pandemia”, pontuou o secretário de saúde Sandro Ressler.
Mortes apesar da melhora
Criciúma também registra melhoras nos números de contágio, internação e mortes, mas ontem foram observadas mais três mortes por Covid-19 no município. A Vigilância Epidemiológica informou a morte de dois homens, de 69 e 51 anos, e uma mulher, de 90 anos. Com isto estão registrados 646 óbitos por Covid-19 no município.