Atividades envolverão estudantes do Ensino Médio. Além disso, assunto será trabalhado na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

Içara

A bicicleta é dos presentes mais desejados da maioria das crianças. Depois que têm o sonho realizado, grande parte delas mantém a paixão pelo ciclismo por toda a vida. Há quem utilize o meio de transporte para se deslocar até a escola, como forma de lazer ou mesmo em esportes de rendimento. Agora, no entanto, o tema se estenderá a um projeto multidisciplinar que envolverá os alunos da Escola de Educação Básica Salete Scotti dos Santos.

A ideia de abordar o ciclismo surgiu após uma aula virtual com a responsável pela galeria do artista içarense Caio Borges, que existe no Paço Municipal, Luciana Geremias. “Os alunos do segundo ano do Ensino Médio iniciaram os estudos sobre os elementos da linguagem visual, como cores e linhas. Para a parte prática, trabalhamos conteúdos do Caio Borges e, dentre as obras, havia duas que retratavam bicicletas”, explica a professores de Artes, Lilian Phillipi, frisando que o artista possui uma série intitulada “Ciclistas”.

Segundo ela, oito turmas do segundo ano trabalharão releituras dessas obras, enquanto outras disciplinas levarão o tema para os alunos dos primeiros e terceiros anos. “Muitos estudantes utilizam a bicicleta como meio de transporte. Além disso, parte deles usa o veículo para o lazer ou esporte”, ressalta, informando que os conteúdos que serão trabalhos incluem compreensão de leis de trânsito, importância das atividades físicas e equipamentos de segurança. “Teremos ainda um bate papo entre os alunos e ciclistas da cidade”, afirma.

Olimpíadas de Língua Portuguesa

O aumento no número de ciclistas na cidade de Içara será abordado pelos estudantes dos terceiros anos, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa. “Elas são organizadas com os gêneros poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião”, salienta a professora de Língua Portuguesa, Denise Cristina Martins Nunes, analisando que essas questões são discutidas em várias cidades do Brasil. “Os alunos escreverão um texto sobre “O lugar onde vivo’ e é necessário que o tema seja relevante para a sociedade local. Por isso, nosso foco é discutir o quanto nossas vidas estão preparadas para o ciclista”, enfatiza.

O objetivo é proporcionar um exercício de cidadania. “Ao argumentar sobre o assunto, também se compartilha sua visão de mundo, além de propor mudanças significativas na comunidade em que se vive”, conclui Denise.