Pauta da reunião girou em torno da prestação de contas do Serviço Aeromédico (Sarasul)

Criciúma e Içara

A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, que ocupa a vice-presidência da Amrec, presidiu ontem (8) a reunião de prefeitos da entidade. Foi a primeira vez na história da associação que uma mulher presidiu uma assembleia geral de prefeitos.

O presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch, não participou da reunião porque cumpriu agenda em Florianópolis, onde teve encontro com a governadora em exercício Daniela Reinehr, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Aeromédico

Na pauta da reunião foi feita a apresentação da prestação de conta do Serviço Aeromédico (Sarasul), que completou três meses no último dia 21 de março. O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, participou da reunião, junto ao Gerente Executivo, Heriberto Schmidt.

A apresentação foi realizada pelo coordenador médico da OZZ, José Nixon Batista, representando a empresa contratada para realizar a parte médica do serviço. Até o momento 63 atendimentos foram realizados, sendo 22 na região da Amesc, 21 na região da Amurel e mais 19 na Amrec. Hoje 11 médicos trabalham no serviço.

A aeronave é utilizada pelos dois serviços: o Sarasul e o pelo Serviço Aeropolicial (Saer). A aeronave, que é da Polícia Civil, é utilizada pela OZZ, para operação do Sarasul. A OZZ hoje recebe um valor mensal pago pelos municípios da Amrec, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da Amrec (CIM-Amrec).

O médico José Nixon ainda deu exemplo de uma gestante atendida em Araranguá, e que precisou de UTI Neonatal. “No momento do atendimento a serra estava fechada e precisou ser transferida para UTI em Lages. Aquela vida foi salva pelo serviço”, disse médico.