Esta foto merecia estar em um quadro gigantesco na Câmara Federal para iluminar legisladores sempre que fossem tomar uma decisão, lembrando o olhar e o sorriso das crianças na esperança de um Brasil melhor. São alunos da Escola Municipal Vitor Savi, de Nova Veneza, visitando a Barragem do Rio São Bento, com o cenário da Serra do Rio do Rastro.

 

O Brasil travado

 

O que trava a economia brasileira não é a carga tributária. É a complexidade na apuração e o contencioso que o sistema acaba gerando em todo pequeno empresário. “Sou empresário no Brasil e é absolutamente insuportável a insegurança que nós temos para poder apurar os impostos”, reclama o deputado federal Alexis Fontana, do Partido Novo, da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal. Conta que em recente evento no Sindifisco, o ministro Dias Toffoli chamou a atenção para o fato do país ter mais de R$ 1 trilhão em contenciosos no Supremo Tribunal Federal (STF). “Morremos de medo e criamos passivos que nem sabemos”, alerta Alexis Fontana. “Se reduzir o custo e a complexidade da apuração, a gente solta as amarras do sistema tributário e o empresário brasileiro começa a trabalhar”, acredita. Em sua visão, a carga tributária brasileira está na média mundial, mas “a máquina do Sistema Tributário Brasileiro é uma máquina de exclusão social”, onde só quem tem muito conhecimento e um departamento fiscal forte em sua empresa consegue trabalhar. “A complexidade destrói valores, não agrega valor nenhum. Só custo, paralisando o empresário brasileiro”, conclui Alexis Fontana.

 

Torra em Criciúma

 

Criciúma e Florianópolis são as cidades catarinenses escolhidas para receberem uma unidade das Lojas Torra ainda neste primeiro semestre. O anúncio foi feito pelo sócio-diretor da empresa, Márcio Ruiz, no último final de semana, ao inaugurar uma megaloja Torra em Porto Alegre (RS), na esquina das ruas Doutor Flores e Voluntários da Pátria, antigo prédio da Hipo Fábricas. Ao todo, serão abertas sete lojas nos estados do Sul. A empresa tem 26 anos e 50 lojas nos estados de Alagoas, Ceará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. Além do Sul, tem planos para o Amazonas e São Paulo e pretende chegar a 70 lojas até o final de 2019.

 

Expressas

 

NAÇÔES Shopping está no pacote de provável venda dos seis shoppings em Santa Catarina controlados pelo Grupo Almeida Júnior. Desta vez, contam que a compradora é a Rede BR Malls.

WIZED, de Criciúma, é a única do Sul do Estado que está entre as 50 selecionadas para participar do Startup SC 2019, promovido pelo Sebrae em Santa Catarina.

ACIC de Criciúma completa 75 anos em 18 junho. Sua fundação aconteceu em 1944, um ano antes do fim da Segunda Guerra Mundial e o primeiro presidente foi Antonio Roque Júnior. Quando completou 50 anos, era presidente o empresário Guido Búrigo e a sede na rua Quinze de Novembro, área central da cidade.

SEM pompa, nem circunstância, apenas com um pedido de desculpas à comunidade, o prefeito de Florianópolis, Jean Loureiro (MDB), liberou o trânsito no elevado do Rio Tavares, no último sábado. Essa obra, há muito reivindicada pela comunidade, entrava sempre nas promessas de campanha dos candidatos a prefeito da capital dos catarinenses.

MAIOR e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina, a bicentenária Procissão Senhor dos Passos recebeu este ano do Iphan o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A programação para a edição 2019 foi lançada esta semana em Florianópolis.

ORGANIZADA pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, criada em Desterro, em 1789, a procissão acontece sempre 15 dias antes da Páscoa e neste ano será realizada dias 6 e 7 de abril, em Florianópolis.

PARA finalizar a festa de aniversário de Florianópolis, mesmo sem estar na programação oficial, no domingo um meteorito – pelo que se sabe até o momento – iluminou o céu na praia do Campeche e sumiu no mar.

346 anos

Completou Florianópolis no dia 23 de março. A cidade foi fundada em 1673 com o nome de Nossa Senhora do Desterro. Florianópolis foi o nome que recebeu em 1894, em homenagem a Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil (1891 a 1894).

 

Joice Quadros

 

Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Pós-graduanda em Direito Público. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Há mais de 40 anos atuando na mídia impressa e em emissoras de rádio e televisão. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias.