Reta final
Semana começa com a contagem regressiva para a eleição deste ano. Nos bastidores o clima é de correria na coordenação de campanhas. É hora de colocar nas ruas aquela estratégia mais arrojada para tentar atrair os votos que podem fazer a diferença no domingo. Em alguns municípios, onde a disputa não é plebiscitária a ordem é trabalhar pelo voto útil para tentar virar o jogo aos 45 do segundo tempo. Mas em todas as campanhas uma dúvida impera. Qual será a participação do eleitor? Em um ano atípico, onde o processo eleitoral se tornou ainda menos atrativo, a tendência é de uma abstenção recorde. Se isso acontecer, poderemos ter algumas surpresas pela região. E como uma eleição puxa outra entre os maiores partidos o desempenho no pleito do próximo dia 15 também vai projetar o futuro da sigla no pleito e já desenhar quem serão os candidatos em 2022.
Tem debate
A massa FM realiza nesta quinta-feira o último debate com os candidatos ao governo do município de Içara. Encontro está programado para às 7h30min. Encontro que definiu as regras do debate foi realizado nesta segunda-feira. A exemplo do que já aconteceu anteriormente, Dalvânia Cardoso (PP) não deve participar.
Clima pesou
Últimos dias do processo eleitoral em Morro da Fumaça têm sido marcados por uma forte tensão impulsionada pelo debate da última sexta-feira na Rádio Marconi. Campanha do MDB tem aproveitado a postura do prefeito em alguns momentos do encontro e explorado ao extremo nas redes sociais. Juninho de Costa, que é médico, também está aproveitando a principal queixa da população, a saúde, para tentar ganhar terreno. Nesta segunda-feira ele anunciou um mutirão para zerar a fila de espera no município em caso de vitória.
Os beneficiados
Tribunal de Contas da União divulgou ontem a lista de candidatos Brasil afora que pediram auxílio emergencial mesmo tendo patrimônio declarado acima dos 300 mil reais. Nos municípios da Amrec apenas Morro da Fumaça. Cocal do Sul e Lauro Müller não tem nomes na lista. Todos os demais municípios tem gente beneficiada, muitos deles se apresentando como os bastiões da moral. Içara foi a cidade campeão com nove solicitações.
Hora de responsabilidade
O número de casos novos de Covid-19 estão em alta mais uma vez. O crescimento ainda é pequeno, é verdade, mas eles aumentam e isso preocupa. Você pode até imaginar que eu irei propagar o discurso do fique em casa, mas não é nada disso. Agora é hora de responsabilidade. Todos precisam trabalhar, nossos filhos precisam estudar, os motoristas precisam que os ônibus tenham passageiros, as lojas que os clientes apareçam porque a indústria não pode parar e por aí vai. Precisamos viver e conviver com a pandemia. Claro que isso é possível. Existem protocolos que reduzem os riscos de contaminação então porque não seguir. A vacina não virá tão cedo e você com certeza não quer ficar em casa, enclausurado. Eu pelo menos não quero. Então é hora de responsabilidade.
Cartões
Bairro da Juventude está com sua tradicional campanha de cartões de Natal. Expectativa é arrecadar pelo menos 18 mil reais. O dinheiro vai ser transformado em kits de higiene que serão repassados para famílias carentes de estudantes atendidos pelo bairro.
Retorno
Colégios particulares da região estão retomando gradativamente as atividades. Ontem estudantes da educação infantil do Colégio Michel voltaram às aulas. Grupo reduzido, protocolo sanitário rígido e alguns pais ainda desconfiados. Seja como for, ainda que tímido, o retorno é fundamental para preparar o terreno para 2021 que também irá começar com restrições.