Comissão formada

Está definida a comissão de nove parlamentares que vai encaminhar o pedido de impeachment do governador Carlos Moisés. O processo também pede o afastamento da vice-governadora Daniela Reinehr e do secretário de Administração, Jorge Tasca. Os nomes foram indicados pelos partidos e na próxima terça-feira haverá uma votação simbólica para homologar as indicações. A comissão será formada pelos deputados Luiz Fernando Cardoso Vampiro (MDB), Moacir Solpesa (MDB) (na foto), Marcos Vieira (PSDB), Ismael dos Santos (PSD), João Amin (PP), Sérgio Motta (Republicanos), Jessé Lopes (PSL), Maurício Eskudlark (PL) e Fabiao da Luz (PT).

O roteiro

Depois de oficializada a lista, o deputado Moacir Solpesa, que é o mais velho do grupo, vai comandar a sessão para escolha de presidente e relatoria. A partir daí a comissão tem cinco sessões para apresentar um parecer e definir se acolhe ou não o pedido de Impeachment. Esse parecer será levado ao plenário e, se for aprovado por 27 dos 40 deputados, o governador será afastado do cargo para que o processo seja concluído.

Piloto

Ontem o INSS iniciou um projeto-piloto para prova de vida dos beneficiários por biometria facial. Nesta primeira etapa, devem participar 500 mil aposentados e pensionistas de todo país. É só baixar aplicativo e usar o Smartphone para fazer todo o processo.

Mais grana

Governo Federal planeja prorrogar por mais quatro meses, até o final deste ano, o auxílio emergencial criado para dar fôlego aos trabalhadores informais e desempregados durante a pandemia. O governo ainda não bateu o martelo no valor, mas ele será menor que os R$ 600. Tendência é que as novas parcelas sejam de R$ 250.

Conversando

Pré-candidato do PDT Joelson Cardoso esteve esta semana em Florianópolis. Na pauta, uma conversa com o deputado Rodrigo Minotto para definir as estratégias para a disputa e a formação de alianças para o pleito deste ano. “Vivemos uma nova realidade imposta a cada dia, e precisamos refletir sobre como podemos inovar no nosso município. Seja na gestão, na economia, na saúde ou na educação. O próximo prefeito de Içara precisa focar na responsabilidade, no diálogo e na realidade do município, sempre ligado a uma visão de futuro”, comenta Cardial.

Definida

MDB de Içara definiu em reunião na quarta-feira a data para a convenção do partido que vai confirmar o nome do candidato ao pleito deste ano. Partido vai se reunir no dia 15 de setembro, data limite estabelecida pelo calendário do TSE.

Ampliando

Falando em MDB, Arnaldo Lodetti, pré-candidato do partido ao Governo de Içara, tem trabalhado nos últimos dias para ampliar regionalmente o debate sobre o futuro de Içara. Ele esteve esta semana conversando com o presidente da Acic, Moacir Dagostin. Uma das pautas foi a duplicação da SC-445. Intenção é reabrir o debate sobre o projeto que pretende transformar a rodovia em uma grande avenida cortando a cidade.

Sobre a volta

Secretaria de Educação de Içara fez pesquisa com os pais para a retomada das aulas presenciais. Resultado mostrou que apenas 14% dos pais da educação infantil tem segurança em mandar os filhos novamente para as escolas. Na educação fundamental o percentual também é baixo, ficou em 15%. A pesquisa também identificou que 24% dos funcionários tem comorbidades e não poderiam voltar ao trabalho. Em entrevista à Massa FM a secretária Gerusa Bolsoni admitiu que dificilmente haverá a volta das aulas neste ano.

Agricultura

Deputado Ricardo Guidi detalhou ontem pela manhã na Massa FM a liberação de recursos para a agricultura da região. São mais de 3 milhões de reais. “Que vão ajudar o pequeno produtor a fortalecer sua atividade que é fundamental para a economia dos municípios”, comentou.