Encontro no próximo sábado convida famílias atípicas para um momento de acolhimento, troca e fé
Criciúma
O Ministério Pais e Mães Mais Que Especiais, da Abba Pai Church, realiza no dia 25 de outubro, no auditório da Abba Social, mais uma edição do encontro mensal, voltado a famílias atípicas, incluindo pais e mães solo. O evento, que une fé, comunhão e acolhimento, é um convite para famílias que convivem com a deficiência a viverem um tempo de descanso emocional, troca de experiências e renovação espiritual.
Desde o nascimento, o ministério realiza encontros em formato de culto, em que a palavra é voltada às famílias e às vivências da parentalidade atípica. Enquanto os pais participam da ministração, as crianças ficam no Espaço Alegria, acompanhadas por uma equipe de voluntários. Depois, o grupo se reúne para um momento de comunhão, que se torna palco de histórias compartilhadas e novas amizades.
“São momentos em que trocamos experiências, nos fortalecemos e percebemos que não estamos sozinhos. Além dos encontros mensais, também são promovidas atividades paralelas, como jogos de futebol quinzenais entre os pais, para fortalecer vínculos e criar um ambiente de apoio mútuo”, cita Richard de Luca que lidera o ministério ao lado da esposa Vitória Boaventura de Luca.
Além do ministério, a igreja mantém o Incluir Kids, que recebe crianças de dois a 11 anos de idade nos cultos de domingo (10h, 17h e 20h), com equipe dedicada à inclusão. “O Ministério Pais e Mães Mais Que Especiais é uma expressão prática do amor de Cristo. Ele mostra que a igreja é, de fato, um corpo que acolhe a todos, sem distinção. Vemos famílias sendo curadas, pais e mães sendo fortalecidos e crianças vivendo experiências de fé e alegria. Isso é o Evangelho em movimento”, ressalta o pastor da Abba Pai Church, Telmo Martinello.
A inspiração para o ministério surgiu de uma experiência vivida por Richard e Vitória. “Um dia minha esposa estava servindo no Incluir Kids e uma mãe, após deixar a filha, teve uma crise de pânico. Ao acolhê-la, Deus ministrou no coração dela sobre a importância de incluir não só as crianças, mas toda a família”, relembra Richard.
No dia a dia, o ministério mantém grupos de WhatsApp com mais de 100 famílias, onde circulam trocas valiosas, desde indicações de terapias até relatos sobre o desenvolvimento dos filhos. “É uma rede viva de apoio. Ajudamos uns aos outros e nos mantemos próximos”, explica.
Ao longo de todo o ano, o ministério promove ainda a iniciativa “Jogando Juntos”, que promove a iniciação esportiva em várias modalidade no Complexo Esportiva da Abba Pai somente para famílias atípica, além do “Dia da Beleza” em que reúne profissionais de cabelo, unhas, sobrancelha, maquiagem entre outros para um dia especial para as mães que, muitas vezes, não têm tempo para si.