Skate garantido em Criciúma até 2028
O STU National vai continuar com endereço fixo em Criciúma. A Prefeitura renovou, na sexta (10), o contrato que garante a realização do evento pelos próximos três anos — 2026, 2027 e 2028. A assinatura foi feita pelo prefeito Vagner Espindola, o fundador do STU, Diogo Castelão, e a presidente da FME, Robinalva Ferreira. “É uma alegria confirmar que os maiores skatistas do Brasil continuarão vindo para cá. A cidade abraçou o evento, e o STU se identificou com Criciúma”, disse o prefeito. Castelão retribuiu o tom: “Criciúma é a única cidade fora de uma capital no circuito do STU, e essa parceria já virou parte da história do skate nacional. Temos gratidão e certeza de que o evento seguirá no calendário por muito tempo”. Com cinco edições consecutivas, o STU National consolidou o município como parada obrigatória no mapa do skate brasileiro.
IA no Paço
A Prefeitura de Criciúma deu mais um passo rumo à tecnologia. Por meio da Escola Municipal de Governo, em parceria com o Sebrae/SC e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu na quinta (9) a capacitação “Introdução à Inteligência Artificial”, voltada aos servidores do Paço Municipal. Cerca de 100 colaboradores participaram da iniciativa, com foco no uso responsável e eficiente da tecnologia no serviço público. “Criciúma tem buscado evoluir na forma de pensar e de fazer gestão pública. A tecnologia está em todas as áreas e o poder público precisa acompanhar esse movimento, se preparar e usar essas ferramentas em favor do cidadão”, disse o prefeito Vagner Espindola.
Fonplata faz revisão de crédito em Criciúma
A Administração Municipal recebeu, na sexta (10), representantes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid), ligada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. O encontro teve como foco a revisão anual das operações de crédito e visitas técnicas às obras financiadas pelo fundo internacional. A reunião, realizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, contou com gestores locais, técnicos da Seaid e representantes do Fonplata — responsável por apoiar projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura em países da Bacia do Prata.
Unesc Profissões 2025 em ritmo acelerado
O Unesc Profissões 2025 abriu as portas do campus e já atraiu estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região Sul. A programação, que se estende até 31 de outubro, oferece tours guiados, testes vocacionais e atividades de integração. O segundo encontro ocorre nesta segunda (13), com a presença de cerca de 600 alunos, proporcionando uma imersão na vida universitária.
IR e Brasil Soberano
A semana promete ser movimentada em Brasília. Duas prioridades do governo — a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e a Medida Provisória do Brasil Soberano — entram no radar do Congresso.
No caso do IR, as discussões começam na Comissão de Assuntos Econômicos. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), reservou quatro dias para audiências públicas com técnicos, economistas e autoridades. A primeira será já nesta terça (14), com convites para os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).
Renan, que recebeu o texto na semana passada, promete agilidade na análise e afirma que a intenção é não mexer em nada para evitar que a proposta volte à Câmara.
Melhorias na Rua José Dal Toé
A vereadora Karol Calegari (MDB), indicou a Prefeita Municipal que, por meio do órgão competente providencie a manutenção das bocas de lobo e a elaboração de um projeto para pavimentação asfáltica da Rua José Dal Toé, no Bairro Jardim Elizabete. Conforme Karol, a indicação já foi apresentada em duas oportunidades, sendo que a primeira vez foi no mês de abril. “Já estamos em outubro e infelizmente a situação cada vez se agrava mais”, disse Karol. Na tribuna da Casa a vereadora ressaltou que a rua possui problemas nas bocas de lobos e na pavimentação. “A indicação é um pedido da comunidade, essas melhorias parecem ser algo cotidiano, mas com certeza faz muita diferença na trafegabilidade daqueles que residem nessa rua”. Apresentada na sessão ordinária da última segunda-feira (6), a indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.