Criciúma, Içara e Balneário Rincão terão celebrações com milhares de estudantes, fanfarras, forças militares e entidades sociais
Da Redação
Os desfiles de Sete de Setembro vão tomar conta da região carbonífera no próximo domingo (7), reunindo escolas, entidades sociais e forças de segurança em diferentes cidades. Entre os destaques, as celebrações em Criciúma, com programação especial alusiva ao centenário de emancipação; Balneário Rincão, que neste ano terá desfile em novo local; e Içara, que prepara um grande ato cívico com a participação de mais de 70 instituições.
Criciúma: Rua da Gente
A Secretaria de Educação Criciúma promove as celebrações do Sete de Setembro com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, as atividades deste ano refletem o Centenário de Emancipação Político-administrativa do município. No domingo (7), a partir das 8 horas, o Desfile Cívico-Militar reunirá 95 instituições na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações.
Entre as entidades que desfilarão na Rua da Gente estão unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada. Antes do início do desfile, o público acompanhará o hasteamento das bandeiras durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, em conjunto com alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Augusto Pavei, Professor Francisco Skrabski e Antônio Colombo, representando todos os estudantes da rede municipal.
Segundo a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o desfile deste ano terá um simbolismo ainda mais especial. “Estamos celebrando os 100 anos de emancipação de Criciúma, que também é uma forma de independência. É um momento de refletir sobre nossos valores e nossa história, lembrando quem lutou pelo Brasil e também pelo crescimento do nosso município. No dia 7, teremos um grande ato comemorativo, com mais de 90 entidades e 24 fanfarras desfilando. Convidamos toda a comunidade a participar desse momento que, certamente, ficará marcado na história”, destaca a secretária.
Alterações no trânsito para o desfile de 7 de setembro
No dia do Desfile Cívico-Militar, no próximo domingo, o trânsito no entorno do Parque das Nações sofrerá alterações. Das 7 horas às 14 horas, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma controlará o fluxo de veículos para a segurança dos envolvidos no evento. O primeiro ponto de bloqueio com sinalização será na Avenida Centenário, próximo ao posto Rosso (apenas referência), sentido Centro-Próspera, onde as forças de segurança estarão concentradas durante o início do desfile. Neste primeiro momento, o trânsito será desviado para a faixa de ônibus da Avenida Centenário e também pela rua Cardeal Arco Verde.
O trânsito na Avenida Gabriel Zanette, sentido Próspera-São Cristóvão, será interrompido para segurança do embarque e desembarque de estudantes e representantes de entidades que participarão do desfile. Já na Avenida Estevão Emílio de Souza, em frente ao Parque das Nações e ao lado do Criciúma Shopping, o trânsito ficará liberado apenas em meia pista para favorecer o estacionamento de transportes escolares.
A rua Hercílio Amante, paralela ao ponto principal do desfile, estará liberada, mas com restrições de acesso, devido a concentração de pessoas. Porém, as ruas Ernesto Bianchini Góes, Manoel Rodrigues Ferrão e Quintino Bianchi estarão bloqueadas para a concentração dos participantes do desfile. O restante das vias laterais da Rua da Gente serão usadas para estacionamento.
No Rincão: Pelotão do Exército e novo local
No próximo domingo, o Balneário Rincão realiza o desfile cívico-militar a partir das 14 horas, na Praça Central do município. A Secretaria de Educação traz como tema “O mundo muda a cada leitura”. Além das escolas municipais e estaduais da cidade, um pelotão do Exército Brasileiro participará do desfile.
Este ano, o novo local para o evento é a praça central, ponto onde ocorrem os principais eventos do município. Uma arquibancada está sendo montada para dar mais segurança e comodidade para o público que vai acompanhar as festividades.
A secretária de Educação, Jucilene Fernandes, destaca que as escolas já estão ensaiando há alguns meses para a apresentação no mês que vem. “Todas as nossas escolas sempre estão muito engajadas para fazer uma bela homenagem à nossa Pátria. Esperamos mais de três mil pessoas participando do desfile”, pontua.
Até o último ano, os desfiles eram realizados na Avenida Leoberto Leal. Mas com as melhorias realizadas pela administração municipal na parte central do calçadão, este ano a concentração das escolas e entidades será na rua Paraná e com o desfile por dentro da Praça Central de Eventos. A expectativa é que 38 entidades participem do desfile.
Içara: 70 escolas e entidades
O Desfile Cívico de Sete de Setembro em Içara terá a participação de mais de 70 escolas, fanfarras, entidades sociais, clubes e órgãos públicos, com o tema: “Raízes do Nosso Povo: Um Brasil de Muitas Cores”. A solenidade de abertura está marcada para as 9h15, e logo em seguida, às 9h30, inicia-se o desfile pelas ruas centrais da cidade.
Entre os destaques, estão 10 instituições principais que devem atrair a atenção do público: o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), o 29º Batalhão de Polícia Militar de Içara, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Defesa Civil, a APAE, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Colégio Cristo Rei, o Rotary Clube e o Grupo de Motos Brazucas.
O desfile se estenderá por diferentes pontos da cidade, com concentração e apresentações ao longo da Rua 7 de Setembro, Rua Altamiro Guimarães, Rua 15 de Novembro, Avenida Costa e Silva, Rua Paulo Rizzieri, Rua João Bonomo e Rua Rui Barbosa.
Além das forças de segurança e entidades sociais, dezenas de escolas municipais, estaduais e particulares também estarão representadas, muitas delas com suas fanfarras, como as da EMEF Tranquillo Pissetti, EMEF Paulo Rizzieri e EMEIEF São Rafael.
A expectativa da organização é que a celebração reúna um grande público e mantenha viva a tradição cívica, valorizando tanto o papel das instituições quanto o engajamento da comunidade.