Iniciativa do CIM-Amrec integra 12 municípios com foco em regeneração ambiental, economia de baixo carbono e justiça social
Criciúma e Região
A região carbonífera vai dar um passo histórico rumo ao desenvolvimento sustentável com o lançamento da Zoteds – Zona Territorial Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto é estruturado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec). A iniciativa propõe transformar a área da Amrec em um território-laboratório de regeneração ambiental, inovação econômica e justiça social.
A Zoteds articula todos os 12 municípios da Amrec em torno de um plano conjunto para reorganizar o território a partir de critérios sustentáveis, com instrumentos próprios de governança, financiamento e monitoramento. O objetivo é construir um modelo integrado de desenvolvimento que regenere áreas degradadas, promova a economia de baixo carbono e fortaleça as comunidades locais.
Segundo o presidente do CIM-Amrec, prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, a união dos municípios é o maior diferencial da proposta. “Esse projeto mostra que quando a gente trabalha junto, a força dos municípios se multiplica. A Zoteds é uma chance real de recuperar nosso rio Mãe Luzia, melhorar a vida das pessoas e preparar nossa região para o futuro”, destacou.
Para o consultor do CIM-Amrec, Fernando Barbosa dos Santos, a Zoteds representa também um marco na cooperação regional: “É uma inovação de alcance nacional, que coloca a Região Carbonífera como referência em planejamento sustentável intermunicipal”.