Primeiro aporte via Lei de Patrocínio marca parceria entre setor público e clube
Criciúma
A Prefeitura de Criciúma realizou ontem (1º) a assinatura do contrato de repasse financeiro ao Criciúma Esporte Clube por meio da Lei de Patrocínio (Lei nº 8.722/2025). O clube recebeu R$ 500 mil, correspondendo ao primeiro aporte de recursos da legislação. O ato estabelece um modelo de cooperação entre a Prefeitura e a iniciativa privada, com regras definidas para repasses e contrapartidas.
De acordo com o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o repasse ao Tigre evidencia a importância do clube para a cidade. “Hoje, reconhecemos a relevância histórica, cultural e esportiva do Criciúma Esporte Clube, que é a maior marca da nossa cidade. Esse investimento é a estreia de uma nova etapa na relação do Município com o Tigre, que segue levando o nome de Criciúma para além das nossas fronteiras”, afirmou.
O aporte financeiro representa menos de 1% do orçamento municipal e será aplicado em setores como turismo, esporte e educação, sem comprometer áreas essenciais como saúde e infraestrutura.
O presidente do clube, Valter Minotto, declarou que o convênio reforça a presença do clube na cidade e na região. “Esse convênio reconhece a relevância do Criciúma para a nossa cidade e toda a região. Mais do que um clube de futebol, o Tigre é parte da identidade da cidade. Esse aporte amplia nossa força esportiva e ajuda a projetar Criciúma cada vez mais no cenário nacional”, disse.
A Lei de Patrocínio, instituída em 2025, permite à Prefeitura firmar contratos de incentivo financeiro com pessoas físicas ou jurídicas em áreas de interesse público, exigindo contrapartidas e avaliação técnica de cada projeto. O objetivo é estimular o desenvolvimento da cidade e ampliar sua projeção estadual e nacional.