Educação no foco
O governo de Santa Catarina lançou na quinta-feira (28) o Educação Levada a Sério, programa que promete ser o maior pacote de investimentos da história do Estado na área: R$ 4,1 bilhões.
 Serão quatro frentes: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. A proposta é atuar desde a infraestrutura até a formação técnica.
Entre as medidas, estão kits escolares e uniformes para 500 mil alunos, wi-fi em todas as 1.038 escolas, climatização de salas, vigilância eletrônica e fazendas fotovoltaicas. Reformas, ampliações, quadras, ginásios e novas escolas também fazem parte do pacote.
“O Educação Levada a Sério é uma iniciativa que vai nortear as nossas ações em todas as principais frentes para viabilizar uma educação de qualidade. Queremos transformar a educação de Santa Catarina e, para isso, é preciso investir. Tenho certeza que nossos estudantes e equipes pedagógicas vão colher muitos frutos com todas essas ações que vamos colocar em prática”, disse a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Noite de homenagens
Içara entregou na quinta-feira (28), na Câmara Municipal, os Títulos de Cidadão Honorário 2025. A honraria reconhece personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Entre os homenageados estão Esperidião Amin, João Raimundo Colombo, Geovânia de Sá, Júlia Zanatta, Júlio César Garcia e Felippe Collaço, além de nomes locais como Andréa Cristina Pavei Soares, Cleone Katia Conterno Mussini, Fernanda Guglielmi Faustini Sonego, Jacinto Inácio Flach, Lucas Lemos Serafim, Mara Rúbia Maria Modolon Lima, Paulo Roberto Brígido, Rose Margareth Reynaud Mayr e Sílvio João Viana. “O Legislativo reconhece quem contribui com o crescimento de Içara”, disse o presidente da Casa, Duca Zata (PP).

Interiorização
A procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Cavalazzi, esteve na quarta-feira (27) em Criciúma. Veio para uma conversa com os promotores da região no processo de interiorização do MP. Em entrevista concedida à Rádio Cidade em Dia, a procuradora disse que o objetivo é ouvir as demandas de cada região e aproximar o MP da população. Também comentou sobre a independência do MP e a polarização no Brasil. “Porque ela impede que assuntos de fato importantes sejam debatidos.”
A procuradora também falou sobre a população em situação de rua. “Em alguns casos a internação compulsória é necessária, mas é preciso entender que isoladamente não é a solução.” Outro tema citado foi a adultização. “Vejo isso com extrema preocupação. Não apenas como procuradora-geral, mas também como mãe. Meus filhos já estão adultos, mas vejo com extrema preocupação. Temos que combater da raiz e a responsabilização das plataformas é uma necessidade e estaremos ao lado de quem se filiar a essa posição”.

Morro dos Cavalos
A Associação Empresarial de Criciúma realiza neste sábado (30) um ato na Nereu Ramos. O foco é o Morro dos Cavalos. Segundo o presidente Frank Hobold, o objetivo é manter a mobilização em torno do tema. “Quando começamos a campanha, de antemão sabíamos que não seria algo de curto prazo. Por isso este ano programamos para a Nereu Ramos. O nosso objetivo é envolver toda a população para garantir uma solução para este gargalo”.

Descredenciadas
O Ministério da Saúde e a CGU (Controladoria-Geral da União) iniciaram na quinta-feira (28) inspeções em farmácias do Programa Farmácia Popular. As ações ocorrem em mais de 20 estados. O objetivo é garantir o bom uso do dinheiro público, o acesso aos remédios e um atendimento de qualidade à população.
A iniciativa acontece após o governo federal quase dobrar o investimento no programa, chegando a R$ 4,2 bilhões em 2025. Além disso, foi colocada em prática a gratuidade integral de todos os 41 itens disponibilizados pelo Farmácia Popular, segundo o Ministério da Saúde.