UG e Fundesc – Investigações avançam

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina disse ontem, durante entrevista na Cidade em Dia, que o processo de apuração de irregularidades no Universidade Gratuita e no Fundesc segue avançando. “São três linhas de apuração que totalizam aproximadamente 700 estudantes”, ressaltou o delegado, que fez questão de destacar a importância de não demonizar o programa. “É um caso que está sendo apurado, que é grave, mas o programa cumpre seu papel. O problema são as pessoas que deixaram a ética de lado e que agora terão que se entender com a Justiça caso essa irregularidade seja comprovada. A Prefeitura tem feito um investimento de quase 1 bilhão na educação e isso não pode ser ignorado.” Segundo Ulisses Gabriel, os estudantes que usaram informações falsas podem acabar respondendo por estelionato e falsidade ideológica. “Além, claro, de serem obrigados à devolução dos valores. Existe também a possibilidade de que o Ministério Público opte por não denunciar criminalmente e buscar penas alternativas”.

Novos delegados

Desde ontem, Içara passou a contar com três delegados. Informação do próprio Ulisses Gabriel. “Um deles ficará exclusivo na DPCami, que estamos trabalhando para assegurar o decreto que vai instituir essa nova unidade de fato e de direito em Içara”.

Debate

Falando em segurança, Içara debateu ontem, em audiência pública, o abigeato, o famoso roubo de gado. Pauta proposta pelo vereador Valdelir Da Rolt. O evento terminou com pedido de mais patrulhamento, mas também para que as vítimas deste crime façam o registro e deem ferramentas para que as forças de segurança possam agir.

Inauguração

Içara entrega mais uma unidade de saúde. A estrutura vai atender os mais de 3 mil usuários cadastrados no bairro Tereza Cristina, e os atendimentos, segundo o secretário Acélio Casagrande, começam nesta quinta-feira (31). Acélio, em entrevista na Cidade em Dia, destacou que o município tem acompanhado com preocupação a possível paralisação dos serviços de ortopedia no São Donato. “E vamos buscar colaborar para que essa paralisação não ocorra”.

Adiada

A entrega de aparelho de monitoramento contínuo de glicose para o tratamento de diabete tipo 1 em Criciúma, para crianças e adolescentes, foi adiada. O evento vai ocorrer nesta próxima sexta-feira.

Tarifaço confirmado

Donald Trump confirmou o seu tarifaço de 50% para alguns produtos do Brasil. Para evitar o berro dos seus cidadãos, ele tirou alguns itens da lista. A aposta do economista Alcides Goulart é de que ele adote com o Brasil o mesmo estilo “morde e assopra” feito com China e outros países. “Claro que vamos ter um impacto inicial, mas as empresas vão buscar outros mercados. Ele está reagindo ao Brics porque sabe que esses mercados estão tirando os Estados Unidos da condição de ‘donos do mercado’. O cenário econômico global está mudando, e os Estados Unidos estão colocando suas cartas para tentar se manter no topo”.

Enquanto isso

Os bolsonaristas preparam para domingo (3) uma manifestação em Criciúma. O ato terá concentração em frente ao Parque das Nações e deve ganhar as ruas da cidade. Batizado de Reage Brasil, o ato vai ocorrer em várias cidades do Brasil e tem como foco apoio a Bolsonaro, apelo pela anistia e protesto contra o STF.

Hora de pensar

Lideranças de Içara precisam pensar de maneira urgente na SC-445. A obra de triplicação está ficando muito bonita e deve ser finalizada ainda este ano. O problema é que ela para na Vila São José, ali perto do Centro Administrativo do Grupo Giassi, e, neste cenário, vai se tornar mais um problema do que uma solução. Ela vai provocar um afunilamento do trânsito, gerar confusão e dor de cabeça. O cenário preocupa ainda mais se levarmos em conta que o trecho 2 não tem nem projeto e dificilmente terá autorização neste mandato de Jorginho Mello.