Nova ferramenta digital melhora precisão das solicitações de manutenção na rede de iluminação pública

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma passou a disponibilizar um mapa interativo no portal da Ouvidoria para facilitar a identificação de postes com problemas na iluminação pública. A nova funcionalidade entrou em operação recentemente e permite que moradores registrem manifestações diretamente no site, marcando o local exato do poste com falha. A medida foi adotada para agilizar o atendimento e melhorar a eficiência das equipes de manutenção, que atuam durante o dia, quando as luzes permanecem apagadas.

Com o uso do recurso de georreferenciamento, as solicitações passaram a conter maior precisão nas informações, o que tem contribuído para acelerar o processo de reparo. Segundo o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, “historicamente, uma das maiores dificuldades do setor era identificar com precisão os postes que precisavam de reparo, pois, muitas vezes, as informações de referência eram insuficientes e algumas pessoas não sinalizavam os postes”.

A ferramenta digital, acessível tanto por computador quanto por celular, permitiu um aumento expressivo no número de chamados. De acordo com o diretor, houve crescimento de aproximadamente 40% nas manifestações desde a implantação do mapa interativo. “Isso é muito positivo porque demonstra que as pessoas vêm aderindo à ferramenta e também facilita muito para as equipes de manutenção, uma vez que a localização é mais precisa, é exata”, explicou.

O sistema é acessado por meio do Portal de Atendimento ao Cidadão, onde o usuário realiza um breve cadastro e segue as etapas indicadas. Após escolher a categoria “Zeladoria Urbana” e a subcategoria “Manutenção de Iluminação Pública”, o solicitante pode inserir uma descrição do problema, pontos de referência e selecionar o poste no mapa exibido na tela.

Celsinho ainda observa que a aceitação do recurso tem sido positiva entre os moradores. “Os cidadãos, em grande parte, já lidam com tecnologia no seu dia a dia, por meio do smartphone ou de computadores (…). E como o recurso funciona, também, pelo celular, acessando pelo site, tem sido um motivo de elogio porque as pessoas não precisam usar um computador para abrir um manifesto, elas podem acessar diretamente na palma da mão”.

O atendimento da Ouvidoria segue disponível pelo telefone 156.