DPCami em Içara
A semana começou em Içara com a expectativa de uma reunião que pode garantir reforço na estrutura de segurança da cidade. Nesta terça-feira (24), a partir das 14 horas, 10 parlamentares vão se reunir com o delegado-chefe da Polícia Civil. No encontro com o delegado Ulisses Gabriel, os vereadores vão pedir a instalação de pelo menos mais uma delegacia na cidade. “A cidade cresceu, continua crescendo e nós ainda temos apenas uma delegacia. Nossa comparação é com Araranguá. São cidades quase do mesmo tamanho, mas que têm estruturas muito diferentes”, explica o vereador Higor Robetti. Segundo ele, o pedido será para que uma Dpcami seja trazida para o município. “Porque temos essa demanda e precisamos dar uma atenção especial aos crimes contra as mulheres, crianças, idosos e adolescentes. É um movimento do Legislativo para reforçar a estrutura de segurança da nossa cidade e estamos muito confiantes de que ele pode, sim, se tornar realidade”, destaca.
Falando em Robetti
O vereador de Içara segue mantendo a bandeira do empreendedorismo, que marcou suas passagens anteriores pelo parlamento. Nas últimas semanas, ele fez aprovar proposta que garante incentivo ao empreendedorismo feminino na cidade. “Criando ferramentas e apoio necessário para que as mulheres possam empreender, gerar emprego e renda, e ajudar a impulsionar o crescimento da cidade”, defende Higor, que agora quer que o município crie um programa para incluir digitalmente os idosos de Içara. “Ao dominar as ferramentas tecnológicas, os idosos ganham autonomia, se aproximam da família e do poder público, e reduzem riscos de golpes virtuais”.
Segurança
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina acaba de divulgar o Boletim Mensal de Indicadores Criminais, com dados referentes aos cinco primeiros meses de 2025. E as notícias são boas! O levantamento confirma uma redução significativa em diversos tipos de crimes na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve uma queda de 17% no número de assassinatos, com 197 casos registrados este ano. Os feminicídios também apresentaram uma redução expressiva de 28%, com 20 crimes confirmados até maio. Os roubos caíram 24%, totalizando cerca de 2.300 ocorrências. Já os furtos tiveram uma redução de 6,4%, com mais de 46 mil registros. Por fim, os latrocínios, que são roubos seguidos de morte, diminuíram 11%, com oito casos no total.
Edital
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está com as inscrições abertas para o edital de 2025. O objetivo é selecionar projetos que serão apoiados com recursos via incentivos fiscais.
Essa iniciativa, que já destinou mais de 40 milhões de reais em seus 10 anos de existência, busca propostas nas áreas social, cultural e esportiva, com atuação nos estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Como se inscrever
O prazo para inscrições vai até o dia 31 de agosto. É importante que os projetos já estejam previamente aprovados em leis federais de incentivo, como: Lei Rouanet; Lei do Esporte; Fundos da Infância, Adolescência e do Idoso; e Programas Pronon e Pronas (voltados à saúde de pessoas com câncer e com deficiência). Todo o processo é digital. As instituições interessadas devem acessar o portal de incentivos do BRDE, onde encontrarão o formulário para enviar as propostas.
Novo espaço
O Estacionamento Rotativo Social Pago de Içara agora tem um ponto de atendimento no coração da cidade. O serviço ganhou um escritório próprio na Praça da Matriz São Donato, com funcionamento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, no andar superior da Loja M. Silva. “Queremos que os clientes tenham uma experiência cada vez melhor. E essa era uma necessidade para a comodidade dos usuários que buscam informações ou então um local fixo para pagamento”, indica Leila Dal Bó, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara, entidade responsável pela gestão do Rotativo Municipal desde 2022.
Replanejando
A cooperativa de Içara já começa a planejar seu futuro. A reforma do setor elétrico do país dará a todos os consumidores, até mesmo os residenciais, o direito de comprar energia direto via mercado livre, escolhendo a melhor opção de preço. O risco é se tornar apenas uma simples locadora de linhas de transmissão. Para que isso não ocorra, é fundamental deixar as concessionárias e permissionárias cada vez mais eficientes e atrativas.