Entidade lança produção e novo site para valorizar a história literária da cidade

Içara

A Academia Içarense de Letras e Artes (Aila) lança nesta terça-feira (20) um documentário especial sobre escritores da cidade. O evento será realizado às 19h, em sessão na Câmara de Vereadores de Içara. Além da estreia, a data também marcará o lançamento oficial do novo site da Aila.

O documentário retrata a trajetória de autores içarenses, resgatando suas contribuições para a literatura e a arte local. Atualmente, a Aila conta com 14 acadêmicos ativos, 18 licenciados e 11 falecidos, cuja memória é preservada com carinho e respeito. Com uma apresentação geral e capítulos exclusivos dedicados a cada membro, a produção oferece um mergulho no universo criativo dos acadêmicos da Aila. O filme também presta uma homenagem aos escritores que já nos deixaram, perpetuando suas palavras e ideias.

A obra tem coordenação geral da jornalista Kênia Pacheco e direção de imagens de Monike Pelegrini. A produção foi viabilizada por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, que fomenta iniciativas culturais em todo o país. O documentário será disponibilizado na íntegra no YouTube. Além disso, o material servirá como apoio para palestras em escolas e eventos educativos e culturais.

O conteúdo também estará disponível no novo site oficial, que terá ainda informações institucionais, biografia dos acadêmicos e, futuramente, contará com uma loja virtual para comercialização das obras literárias.

Conforme o presidente da Aila, Marcionei Fernandes, o documentário valoriza a cultura içarense e reverencia os escritores locais. “A história da nossa cidade também é contada por meio da escrita, da poesia e da arte. Este documentário é uma homenagem aos que dedicaram parte da vida à palavra, à sensibilidade e ao pensamento”, destaca Marcionei.

O evento é gratuito e aberto ao público, reunindo autoridades, acadêmicos, familiares dos homenageados e apreciadores da cultura içarense.

Os Acadêmicos participantes do documentário (em ordem alfabética) são: Altamiro Domingos Dagostim, Alveri Barbosa, Aurea de Mello Baldissera, Dienifer Turner Warmeling, Edson da Rosa, Elza de Mello Fernandes, Gesiel Silveira Gonçalves, Iêde Cardoso dos Santos, Jorgemar Fernandes, Kelly Simone Pacheco, Marcionei Fernandes, Maria de Fátima Silveira Pavei, Nabor João Teixeira, Sandra Regina Lodetti e Silésia Pizetti Augustinho.