Desde o início da campanha, quase 50 mil doses da vacina foram aplicadas, mas os postos ainda têm vacina para a população

Criciúma

Mais de 13,5 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza em Criciúma no último sábado (10), durante o Dia D. Com a liberação da vacina para o público geral, todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionaram das 8h às 17h, além de um ponto na Praça Nereu Ramos, onde profissionais da saúde estiveram disponíveis para aplicar o imunizante. Desde o início da campanha, quase 50 mil doses da vacina foram aplicadas, atingindo aproximadamente 40% dos grupos prioritários. A meta nacional é atingir, pelo menos, 90%.

Para mobilizar e incentivar a população a procurar a vacina, um trio elétrico com os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha percorreu os bairros de Criciúma. O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, também participou da ação, que chegou até a Praça Nereu Ramos. “Criciúma mais uma vez dá exemplo para o Brasil. Nosso povo atendeu ao chamado, nossos profissionais fizeram a diferença, e mostramos que aqui a saúde é prioridade. Mesmo com uma população menor, vacinamos quase o mesmo que grandes capitais. Vamos seguir firmes, cuidando de quem mais precisa”, ressaltou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, Criciúma obteve uma média vacinal considerada alta, em relação a outras cidades brasileiras. “Criciúma mostrou a força do seu sistema de saúde e o compromisso da população com a prevenção. Conseguimos vacinar, em um único dia, mais de 13,5 mil pessoas. Isso representa um desempenho acima da média nacional e até de cidades bem maiores, como Curitiba, que aplicou cerca de 16,4 mil doses no Dia D. Esses números mostram que estamos no caminho certo, mas que não podemos descuidar”, destacou o secretário.

Desde o início da campanha, Criciúma já recebeu cerca de 60 mil doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O é objetivo vacinar 90% dos grupos prioritários, compostos por idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Em Criciúma, aproximadamente 52,5 mil pessoas pertencem ao grupo, sendo 13 mil crianças, 1.344 gestantes e 38.160 idosos.

Locais de vacinação

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. As doses do imunizante estão disponíveis em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contam com horário estendido, das 7h às 18h30, as unidades dos bairros: Wosocris /Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho e Santa Bárbara. Além disso, a sala de vacina da UBS Boa Vista funciona das 8h às 12h aos sábados.

UBS de Içara com horário estendido

A população de Içara, a partir dos 6 meses de idade, poderá receber a vacina contra a gripe com horário ampliado desde ontem até a próxima sexta-feira (16). Durante esse período, as salas de vacinação das unidades do Presidente Vargas e Vila Nova funcionarão até as 20h, em ação promovida pela Secretaria de Saúde do município. O objetivo é facilitar o acesso da população às doses da vacina. A campanha é voltada a todos os içarenses, independentemente de grupo de risco, e visa aumentar a cobertura vacinal contra a influenza.