Câmara teve 15 sessões ordinárias, 234 indicações e aumento da participação feminina nos primeiros meses do mandato
Içara
Nesta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Içara completou os primeiros 100 dias da 16ª legislatura (2025-2028), composta por 15 vereadores, sendo 10 deles novos parlamentares e, pela primeira vez, com três mulheres no plenário. No período, foram realizadas 15 sessões ordinárias e duas extraordinárias.
Foram aprovados 17 projetos de lei encaminhados pela prefeitura e cinco de autoria do legislativo. Outras 18 propostas seguem em análise nas comissões permanentes. Além disso, os vereadores apresentaram 234 indicações, 59 requerimentos, 23 moções e dois pedidos de informação.
Segundo o presidente da Câmara, Duca Zata (PP), o início da legislatura tem sido marcado por atuação constante. “Levando em consideração ser o início de uma legislatura e a maioria dos vereadores em plenário está pela primeira vez na Casa, os trabalhos estão sendo muito produtivos, conforme os números apontam. Sempre com responsabilidade e transparência”, afirmou.
O presidente também relatou que os parlamentares buscaram recursos por meio de emendas com deputados estaduais, federais e senadores. “Nesse começo de legislatura todos foram em busca de recursos que possam ser aplicados em melhorias para a nossa cidade”, disse.
Em março, a Câmara, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promoveu palestra sobre saúde mental e violência contra a mulher. O legislativo também encaminhou moções em reconhecimento a ações desenvolvidas por pessoas e instituições do município.
No último mês, Zata esteve em Brasília com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e com o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, durante a 12ª Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, promovida pela Femama. “Estivemos visitando os gabinetes de deputados e senadores visando à viabilidade de investimentos para a Rede Feminina”, afirmou.