O primeiro ato

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, faz neste sábado (16) o primeiro grande ato de olho no processo eleitoral do ano que vem. Reúne, no Oeste do Estado, em sua cidade, um grande número de apoiadores, militantes e as principais lideranças de seu partido. É seu aniversário, mas, na prática, será um lançamento de pré-candidatura. É o recado claro de que o PSD quer ter candidato próprio. Se isso irá se manter até a homologação das candidaturas, aí já é outra história. Jorginho já fez sinais para se aproximar, já convidou Júlio Garcia para ser seu vice, mas o PSD segue unido em torno do nome de Rodrigues e disposto a apresentar uma segunda via para Santa Catarina. No entanto, é sempre importante lembrar que, em política, tudo pode acontecer.

Já o MDB

Em contagem regressiva para o processo eleitoral do ano que vem, algumas lideranças do MDB começam a defender o nome do deputado e empresário Antídio Lunelli como o nome da legenda para o pleito. Em entrevista à rádio Cidade em Dia, o deputado ressaltou que o governador vai precisar do MDB. Ele afirmou que ainda é cedo para apontar qualquer posição, mas ressaltou que está à disposição para contribuir com Santa Catarina.

Em Siderópolis

Já estão disponíveis para os contribuintes de Siderópolis os boletos para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 10%, mas também há possibilidade de pagamento em até quatro vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 80,00. As guias estão disponíveis no site www.sideropolis.gov.br, podem ser retiradas nos balcões de atendimento no Paço Municipal ou na recepção de todos os postos de saúde do município.

Positivo

O vereador Ademir Honorato saiu empolgado da audiência pública que discutiu o desassoreamento do Rio Sangão. “Foi um grande evento, com a participação da comunidade, e entendo que conseguimos dar um grande passo para manter a obra, buscar recursos e afastar de uma vez por todas esse temor de que, a cada chuva, há mais alagamentos”.

De olho

No crescimento que as obras de infraestrutura podem provocar na região, o prefeito de Forquilhinha está relançando o edital para a construção de um porto seco no município. Neguinho entende que é uma oportunidade para transformar a cidade. O projeto estava no plano de governo e, pelo visto, vai sair do papel.

O clima

Com a participação de especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina chegou ao fim nesta quarta-feira (19), consolidando as diretrizes e ações prioritárias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), teve como tema central a crise climática e reuniu mais de 330 delegados, representantes de 185 municípios e um total de 500 participantes, que acompanharam os dias de debates. O encontro ocorreu em formato híbrido, presencial e online, proporcionando a participação de pessoas de todas as regiões de Santa Catarina.

Cresceu

O consumo de alimentos pelas famílias brasileiras aumentou em quase 1,5% no primeiro bimestre deste ano. É o que aponta a Abras, Associação Brasileira de Supermercados. O presidente da entidade, Márcio Milan, explica os motivos para o aquecimento no consumo nos dois primeiros meses de 2025. Sobre os preços dos produtos, a cesta de alimentos básicos, que ficou 12% mais cara no acumulado do último ano, manteve o preço médio no primeiro bimestre de 2025.