Novo modelo para serviços funerários

A Prefeitura de Criciúma protocolou na Câmara de Vereadores o projeto que estabelece um novo modelo de gestão para os serviços funerários na cidade. Pela proposta levada ao legislativo, a administração municipal vai encaminhar um processo licitatório para definir as empresas que receberão a permissão para operar o serviço. Neste modelo, não haverá limitação de empresas autorizadas a atuar. 

O projeto também estabelece prazo de cinco anos para a permissão, que pode ser renovada, e pagamento mensal de 20 UFMs ao permissionário, para custeio de despesas públicas que venham a recair sobre o poder público em decorrência da prestação dos referidos serviços. 

Entre as regras para a concessão estão a obrigatoriedade de ter estrutura própria, imóvel próprio e cumprir todos os requisitos sanitários e ambientais previstos na legislação vigente. O projeto deve ser apreciado no legislativo nos próximos dias. A medida permitirá o cumprimento de determinação da Justiça para que o modelo atual seja encerrado e substituído. 

No campo

Durante a abertura do 26º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello anunciou oficialmente a nova edição do Programa Terra Boa 2025, que contará com investimento recorde de R$ 116,8 milhões. O valor representa um aumento de 19,5% em relação ao ano anterior, consolidando o programa como uma das principais ações de apoio à agricultura familiar no estado.

A edição deste ano prevê beneficiar mais de 66 mil agricultores familiares, superando os 58.779 atendidos em 2024. O programa oferece insumos agropecuários para aumentar a produtividade das lavouras, diversificar as culturas e melhorar a renda das famílias rurais, além de contribuir para a redução da dependência de milho de outros estados. O insumo, fundamental para a alimentação de gado leiteiro e suínos, é um dos principais focos do programa, que visa incentivar a produção local.

Qualidade

A Cermoful Energia teve o selo ISO 9001:2015 renovado após auditoria realizada pela certificadora Det Norske Veritas (DNV GL). Durante a avaliação, foram analisados todos os processos da cooperativa, abrangendo desde a distribuição de energia elétrica até a coleta e análise de dados sobre a continuidade dos serviços, além do atendimento ao cliente. 

Desde maio de 2010, a Cermoful mantém a certificação, confirmando o compromisso com a melhoria contínua e a satisfação dos consumidores. A certificação contempla aspectos como distribuição de energia elétrica, coleta de dados, análise de indicadores, medição da tensão em regime permanente, tratamento de reclamações e atendimento a prazos regulados nos serviços comerciais. 

Assembleia

A Apofucri, associação que reúne os funcionários da Unesc, se reúne nesta quinta-feira (22). Na pauta do encontro, está a aprovação ou não da proposta feita pela Prefeitura de Criciúma para a compra do antigo Clube Alvorada. A intenção da administração municipal é transformar a estrutura, que hoje pertence à Apofucri, em um centro especializado para o atendimento da pessoa autista. 

Em entrevista nesta semana ao Jornal da Cidade, da Rádio Cidade em Dia, o prefeito Vagner Espíndola antecipou que sua intenção é concluir e entregar a obra até segunda-feira (4 de novembro), quando a cidade celebra seus 100 anos de emancipação. 

Orientação ambiental

A Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma está reforçando a orientação para que a comunidade procure o ecoponto municipal para realizar o descarte de materiais inservíveis. 

O Ecoponto, localizado na avenida Governador Jorge Lacerda, no bairro Sangão, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e recebe itens como pneus, móveis, pilhas, lixo eletrônico, óleo de cozinha, lâmpadas e materiais recicláveis, como plástico, metal e vidro. 

A campanha busca evitar que o descarte continue sendo feito de maneira irregular, o que contribui para que bocas de lobo, córregos e rios fiquem obstruídos, aumentando o risco de alagamentos na cidade. 

Pautas para Içara

Pautas pelo desenvolvimento de Içara foram debatidas na Associação Empresarial com parlamentares içarenses nesta quarta-feira (19). As demandas, elencadas a partir das oportunidades observadas por empresários da cidade, foram incluídas na cartilha do Voz Única, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com indicadores e proposições claras para atingir cada meta. O mesmo documento serviu de subsídio para o diálogo com os candidatos ao poder executivo em 2024, com foco nos próximos quatro anos.