De volta ao protagonismo

A Amrec vai voltar a ser protagonista das principais pautas da região. Quem garante é o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella. O empresário assumiu na manhã de terça-feira (30) o comando da entidade e já apresentou uma lista de prioridades que devem ser tratadas ao longo do ano. “Não há uma mais importante que a outra. Todas são fundamentais para o desenvolvimento da região”, argumentou. Fontanella terá como vice na Amrec o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola. Juntos, eles têm a missão de recuperar o prestígio da entidade, que se perdeu ao longo do último mandato por divisões e brigas políticas. A julgar pelo prestígio registrado no evento de posse, esse primeiro passo parece já ter sido dado. Além de todos os prefeitos da Amrec, a cerimônia contou com a presença dos deputados Rodrigo Minotto (PDT), Tiago Zilli (MDB) e Zé Milton Scheffer (PP). Vereadores, secretários municipais e autoridades de diversos setores da sociedade civil também fizeram questão de marcar presença. 

Prioridades

Se não há uma prioridade número um, como garante o próprio presidente, a infraestrutura e o desenvolvimento ganham destaque entre as demandas. “Os prefeitos vão bater nas portas do Governo do Estado e do Governo Federal para assegurar recursos que possam desenvolver a região. Vamos mobilizar novamente. Temos questões estruturantes importantes, como levar a duplicação da SC-108 até Orleans, concluir o Anel Viário, estender a Via Rápida até o Rincão, a SC-442 em Morro da Fumaça, a obra da SC-445 em Içara, a Genésio Mazon entre Urussanga e Morro da Fumaça e a própria questão do Morro dos Cavalos”, destaca o presidente. 

Turismo e Prevenção

Fontanella também quer reforçar o turismo e tratar de questões ligadas à prevenção de cheias. “Tem o desassoreamento do Rio Urussanga, do Rio Mãe Luzia, temos o turismo regional, que precisa de uma melhor atenção também. O tempo é curto, são muitas pautas, mas vamos começar, porque o que não tem começo nunca vai ter meio ou fim”. 

Limpa Fios

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, estabeleceu uma parceria com a Celesc para a remoção de fios e cabos inutilizados ou descartados irregularmente na rede elétrica do município. A iniciativa, chamada Operação “Limpa Fios”, tem como objetivo melhorar o aspecto urbano da cidade e garantir mais organização na infraestrutura aérea. A iniciativa ocorre em Criciúma, mas, convenhamos, poderia ser adotada na maioria das cidades. 

Como previsto

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação e da economia global fizeram o Banco Central (BC) aumentar mais uma vez os juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, os juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano. Além de esperada pelo mercado financeiro, a elevação já havia sido anunciada pelo BC na reunião de dezembro. Em comunicado, o Copom afirmou que as incertezas externas, principalmente nos Estados Unidos, suscitam dúvidas sobre a postura do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano). Em relação ao Brasil, o texto informa que a economia brasileira está aquecida, com a inflação cheia e os núcleos (medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia) acima da meta de inflação. Além disso, as incertezas sobre os gastos públicos provocaram perturbações nos preços dos ativos. 

Com Sua Santidade

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco na manhã de quinta-feira (30). A audiência, solicitada por Dom Jacinto, teve como objetivo dialogar sobre as atividades pastorais desenvolvidas em toda a diocese. O encontro ocorreu no Palácio Apostólico e também contou com a presença do Padre Joel Sávio, chanceler diocesano. “Estar aqui é representar a nossa amada Diocese de Criciúma. Nesse sentido, ofereci as indulgências a todo o povo de Deus. Agora, seguirei em retiro e peço que continuem a contar com minhas orações e que rezem por mim”, concluiu o Bispo Diocesano.

Empregos

Criciúma fechou o ano passado como a cidade que mais gerou empregos na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e a nona maior contratante de Santa Catarina. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram registradas 47.807 admissões ao longo do ano. Os setores de serviços, comércio e construção civil puxaram o crescimento, impulsionados por investimentos públicos e privados. “Nossa meta é ampliar ainda mais esses números em 2025. Criciúma é uma cidade acolhedora e comprometida com o desenvolvimento econômico, e a Central de Empregos tem sido fundamental nesse processo”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.

Crescimento

Os investimentos do Governo do Estado e a priorização da redução do tempo de espera para cirurgias eletivas colocaram Santa Catarina novamente em evidência no cenário nacional. Dados do Ministério da Saúde mostram um crescimento expressivo de 289% no número de procedimentos realizados em 2024. De janeiro a novembro, foram realizadas 268.061 cirurgias, contra 68.912 no mesmo período de 2023. “A saúde da nossa gente é prioridade. Implantamos esse programa para resolver a fila reprimida, com pessoas esperando há mais de 10 anos por uma cirurgia. Isso não vai mais acontecer. Estamos passando a saúde a limpo, melhorando as estruturas dos hospitais próprios e destinando recursos para o atendimento na ponta”, afirmou o governador Jorginho Mello.