A prefeita reeleita também fala dos desafios e comemora o crescimento constante do município

Içara

“O maior desafio foi entrar num trem-desconhecido em movimento, que era a Prefeitura, depois de 12 anos de um mesmo grupo político administrando a cidade”, dessa forma, a prefeita de Içara, reeleita para mais quatro anos, Dalvania Cardoso, define um dos desafios do primeiro mandato. Ela também fala dos avanços da cidade na área econômica e em outros setores.

“Neste primeiro ano de mandato, podemos dizer que avançamos muito no crescimento econômico da cidade, tornando Içara a segunda economia do Sul, a quarta em população. Também foi destaque nas políticas públicas de defesa da criança e do adolescente, com o prêmio da Fundação Abrinq, a nível nacional, como uma das 100 cidades que melhor cuidam de suas crianças e adolescentes. Recebemos o prêmio estadual da Atricom como a prefeitura mais transparente do estado de Santa Catarina; o selo de Gestão Azul da Caixa Econômica, que demonstra eficiência no pagamento de fornecedores, servidores, gestão do dinheiro público e sustentabilidade. Além do primeiro lugar no IDEB regional; a nota da saúde no Previne Brasil, que saiu de 2,84 para 9,6, colocando Içara como o segundo e, depois, o primeiro município de melhor atendimento na atenção básica”, ressaltou a prefeita, elencando entre as conquistas a usina de asfalto como uma grande aquisição para a infraestrutura da cidade. “Tivemos avanços e desafios, como já citei, o trem-bala em movimento e assumir exatamente num período de pandemia”.

Dalvania também fala das expectativas para os próximos quatro anos. “No próximo mandato, vamos manter o trabalho para que Içara continue avançando, manteremos um perfil técnico na gestão, uma gestão de resultados. Tivemos nesse primeiro mandato o Jandir Sorato, um empresário da cidade, à frente conosco, nos dando também essa visão, e agora com o Alex Michels, que também tem uma visão empreendedora e que vai contribuir muito com a gestão. É meta nossa também atuar fortemente nas políticas públicas anticorrupção, compliance, com o uso da tecnologia”, destacou. 

O que não foi feito, mas segue como meta

Questionada sobre o que não foi feito neste mandato, mas ainda é meta, Dalvania menciona uma frustração pessoal. “O que não foi feito e que nos frustrou pessoalmente foi a questão, e eu falei abertamente sobre isso durante todo o governo, a falta de pediatras para fazermos a pediatria no Hospital São Donato. Para abrir a pediatria, havíamos feito a reserva financeira, preparamos o ambiente e, no entanto, faltaram profissionais. Para abrir uma pediatria, precisaríamos de seis a dez pediatras. Santa Catarina formou em janeiro apenas 44 para o estado todo; 12 ficaram na região de Florianópolis. Isso mostra a inviabilidade do projeto neste momento”, lamentou. 

Economia diversificada e projeções futuras

“O crescimento de Içara é muito importante no sentido de que há uma diversificação da economia. Além da estrutura logística perfeita para o crescimento e desenvolvimento da indústria, do comércio, que crescem avassaladoramente, nós ainda temos a agricultura, que não para de crescer. No último ano, cresceu 20%. Então, temos que preparar a cidade para que continue crescendo e siga com essa economia diversificada que dá mais segurança para a cidade, como, por exemplo, a metalmecânica, o descartável plástico, a indústria de alimentos com picolé, com os atacados varejistas, com tintas moveleiras, com fritas cerâmicas. Enfim, uma economia bastante diversificada que avança muito rápido no seu crescimento industrial. Mas, como repito, a agricultura continua crescendo com sua diversificação também, com a cultura da fruticultura, do moranguinho, com também a soja, o milho, o feijão, que têm se destacado nos últimos anos”, ressaltou, enfatizando o potencial da cidade em vários setores. 

Dalvania acredita que, nas próximas décadas, Içara vai crescer muito. “Imaginem que Içara é uma cidade muito jovem, de apenas 62 anos, com apenas 62 mil habitantes, que territorialmente tem o mesmo tamanho da cidade-polo, da cidade-mãe, que é Criciúma, e já temos a metade do valor do movimento econômico, do valor adicionado do movimento econômico da cidade de Criciúma. Içara hoje desponta realmente no Sul com um potencial incrível e reúne todas as condições. Nossa meta é colocar nossa cidade nos projetos estratégicos do governo do estado de Santa Catarina para avançar ainda mais e potencializar esse crescimento”, declarou confiante.

Formação do colegiado

A questão do secretariado, de acordo com a chefe do Executivo içarense, segue com convites, observando cada pasta. “Nós estamos fazendo os convites, estamos observando cada pasta, e não precisamos mudar tudo de uma vez, mas algumas alterações serão feitas e, até o final do ano, nós estaremos comunicando à sociedade. 

Atenção especial

“Acho que a nossa cidade ainda precisa de atenção especial na questão do saneamento básico, na questão dos aglomerados urbanos nas zonas de interesse social, projetos como o Esplanada Bem Cuidada, que foi um exemplo de resultado para aquela comunidade. Então, acho que precisa desse olhar especial pensando numa história com potência máxima no futuro, em que a qualidade de vida precisa acompanhar o crescimento econômico da cidade”, enfatizou Dalvania.