Vai pesar

O ano vai terminar com uma dúvida importante na economia do país: como, de fato, vai funcionar a reforma tributária. Por mais que o assunto siga caminhando no Congresso, a implementação dela será gradativa e, somente quando entrar em funcionamento, na prática, será possível sentir seus efeitos e, principalmente, identificar quem irá ganhar e quem irá perder com esse processo. O imposto, por exemplo, passa a ser pago no destino, o que pode impactar diretamente a economia de Santa Catarina. O estado é um grande vendedor de produtos e, com isso, pode acabar perdendo recursos. No que diz respeito à tarifa única, algumas alterações foram propostas pelo relator na Câmara. O recálculo garantiu a alíquota padrão em 26,5%. “Quero garantir a este Parlamento: nós não teremos alíquota superior a 26,5%. É bom lembrar que hoje o Brasil tem uma alíquota de 35%, por fora, na média”. Outra alteração feita por Reginaldo Lopes trata da lista de medicamentos. Ele retirou do texto a previsão de que o governo encaminhasse uma lei complementar com esse rol taxativo de remédios que teriam alíquota zero, retornando, assim, com a lista de medicamentos e também com a de procedimentos médicos isentos.

Recorrendo

O advogado Tuca Lodetti falou sobre o processo de rejeição das contas de campanha de Dalvania Cardoso e Alex Michels. O primeiro ponto mencionado foi que a defesa irá recorrer. “Também não vejo risco de nenhum outro desdobramento que possa implicar no resultado das urnas. Importante também frisar que o mesmo modelo adotado pela candidata Dalvania foi usado em Criciúma pelos dois principais candidatos. No caso do Vaguinho, ele já foi avaliado e recebeu parecer pela aprovação. O Luizinho, na praia, também fez o mesmo caminho e, no caso dele, o parecer é pela aprovação. Então vamos levar nossa posição para o TRE com confiança no resultado”, avaliou.

Na Praça

A Unesc vai para a Praça do Congresso na quarta-feira (18). O evento Natal Luz trará a Camerata de Florianópolis para iluminar o Natal de Criciúma com o som dos Beatles como trilha sonora. O coral da universidade também participará, ajudando a dar um brilho especial ao evento, que encerra a série de ações comunitárias desenvolvidas pela instituição ao longo do ano. Na quinta-feira (19), desta vez no Parque das Nações, a Unesc inaugura uma unidade do seu Museu de Zoologia. A estrutura visa tornar o parque ainda mais atrativo, incentivar a preservação ambiental e servir como sala de aula para compartilhar conhecimento com pessoas de todas as idades.

Homenagem

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, e o vice, Jandir Soratto, foram surpreendidos ontem (17) pela manhã, no Paço Municipal. Após retornarem de um compromisso, ambos foram recepcionados pelos servidores com uma menção honrosa e quadros com suas fotos, que foram afixados na Galeria dos Ex-prefeitos da cidade. Muitos servidores e convidados participaram do ato nesta contagem regressiva para o fim da atual gestão.

No trânsito

O governo de Vaguinho Espíndola já definiu sua primeira ação para reforçar o quadro de funcionários. A iniciativa será focada no trânsito, com a realização de um concurso público para aumentar o efetivo da guarda de trânsito. A estrutura, que hoje está localizada na Marcos Rovaris, será transferida para o Pinheirinho, bairro que também receberá novos espaços para revitalizar a região.

Ano que vem

O Parque da Santa Luzia estava na alça de mira do prefeito Clésio Salvaro para ser inaugurado ainda este ano. No entanto, devido ao atraso da empreiteira, a obra só será concluída nos primeiros meses de 2025, já sob o governo de Vaguinho Espíndola.