Sigo candidato
O vereador reeleito Gelson Possamai negou na segunda-feira (9) que esteja retornando para a Secretaria de Agricultura de Içara. Segundo ele, não há nada definido. “Não houve o convite, se houver, ainda preciso aceitar. O que existe hoje é que eu sou candidato à presidência da Câmara de Vereadores de Içara. Sigo na disputa, sou progressista, reeleito e estou trabalhando para isso”, garantiu por aplicativo de mensagens. A prefeita Dalvania Cardoso também afirmou que não há definições, mas que “vamos aguardar”. Se Gelson realmente não for para a Secretaria, cresce mais uma vez o nome de Jairo Manoel, do PSD. Se ele assumir a Agricultura, Marcelo Cunha vai para a vaga no Legislativo de Içara como primeiro suplente do PSD. A verdade é que, nos bastidores da cidade, as informações seguem circulando, com muitas especulações. E o que aqui se publica é o que acaba circulando nos bastidores. Não há pretensão de cravar esse ou aquele nome, até porque quem define e quem nomeia é Dalvania Cardoso, prefeita eleita e aprovada pela maioria da população.
Mas
Contudo, todavia e entretanto, as especulações na cidade seguem e apontam que Valdelir Darolti pode ter espaço no governo, talvez até no Meio Ambiente. O que se sabe é que pelo menos um parlamentar do PL deve ser integrado ao primeiro escalão para permitir que a irmã Eloisa Floriano, que ficou na primeira suplência, possa assumir uma vaga na Câmara. Na Educação, Nerilda Felisberto deve seguir como titular, e na Cultura, Mila Cechinel também deve seguir. Outro nome apontado como certo no governo é o do atual vice Jandir Soratto, que tende a ocupar a Secretaria de Indústria e Comércio.
No comando
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felipe, do PP, confirmou que deve, sim, disputar o comando da Câmara de Vereadores na cidade. “Nossa coligação fez seis das nove cadeiras, e estou sendo incentivada por eles a disputar o comando do Legislativo. Então, a tendência é realmente essa”, argumentou a secretária. Ela também aproveitou entrevista na Som Maior para antecipar que a gestora da Saúde Lucelane de Souza Antunes deve ser a nova secretária de Saúde no ano que vem.
Eleição
A Associação Empresarial de Criciúma elegeu na segunda-feira (9) o novo comando da entidade. Mantendo a tradição, foi uma única chapa que acabou aclamada. Mantendo também a tradição, o atual vice-presidente da entidade, Frank Hobold, será o comandante da associação pelos próximos anos. Grasiela Moretto, da Ufo Way, fará história, sendo a primeira mulher vice da entidade. E, na lógica da regra citada anteriormente, ela será, logo à frente, a primeira mulher a comandar a Associação Empresarial de Criciúma. A ACIC é uma das entidades mais atuantes de Santa Catarina. Há tempos deixou de lado questões meramente corporativas para, cada vez mais, levantar as bandeiras da região. Além disso, tem acumulado grandes gestões, como a do atual presidente Valcir Zanette, que sai do cargo com números para lá de positivos.
Na Acafe
A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) promove na terça-feira (10) a solenidade de posse dos novos dirigentes e conselheiros deliberativos e fiscais para o biênio 2024-2026. O evento contará, no início da solenidade, com uma coletiva de imprensa com a presença do governador Jorginho Mello e da presidente reeleita, Luciane Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para abordar os desafios e metas do sistema comunitário de educação superior em Santa Catarina. A reeleição da reitora da Unesc é o reconhecimento de um grande trabalho que ela vem fazendo na Acafe, na Unesc e pela educação de Santa Catarina.
Moradia
O governador Jorginho Mello lançou na sexta-feira (6), em Lages, o maior programa habitacional da história de SC, o Casa Catarina. O investimento de R$ 420 milhões em recursos do Governo do Estado irá beneficiar mais de 34 mil famílias dos 295 municípios. Participaram também os secretários de Estado da Ação Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, do Planejamento, Edgard Usuy, e da Fazenda, Cleverson Siewert, da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, além de prefeitos, parlamentares e outras lideranças locais.
Saída estratégica
Evandro Neiva antecipou ontem (9) sua exoneração da Secretaria de Turismo de Santa Catarina. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), é o nome cotado para assumir o cargo, alinhando-se à estratégia do governador Jorginho Mello para as eleições de 2026. Neiva, em carta aberta, destacou conquistas como a nova identidade visual de Santa Catarina e rotas aéreas internacionais, além de agradecer ao governador e à secretária adjunta, Catiane Seif. Apesar de rumores sobre desentendimentos, Neiva deixou a pasta de forma diplomática e tem portas abertas com a prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), potencial opositora de Jorginho Mello no cenário político futuro.