Otimismo no comércio de SC impulsiona empregos e investimentos

9

Confiança do empresário cresce 1,5% em novembro, destacando expectativas positivas para economia e aumento na contratação de funcionários

Da Redação

Os empresários do comércio de Santa Catarina estão mais confiantes e propensos a investir e contratar novos funcionários. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado pela Fecomércio SC, registrou aumento de 1,5% entre outubro e novembro, atingindo 114,6 pontos, em escala que vai de 0 a 200. Valores acima de 100 indicam otimismo com o cenário econômico. 

Segundo a Fecomércio SC, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) também cresceu, com alta de 3,2%, passando de 144,1 para 148,7 pontos. Esses dados refletem maior confiança no futuro dos negócios e uma tendência de crescimento para os próximos meses. 

O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados ao desempenho acima da média da economia catarinense. “Estamos investindo em infraestrutura, atraindo investimentos privados e qualificando nossa mão de obra, o que melhora a competitividade e anima os empresários”, afirmou. 

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destacou que o ano de 2024 tem sido favorável para o comércio e os serviços. “Vimos resultados consistentes em vendas e geração de empregos. Com 76% dos varejistas planejando expandir suas equipes, as perspectivas para os próximos meses continuam positivas”, declarou. 

Os dados indicam maior disposição dos empresários para contratar. O indicador relacionado à expectativa de novas vagas subiu 3,5% em novembro, refletindo a necessidade de reforço para o período de final de ano e temporada de verão. 

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, apontou a queda da taxa de desemprego como fator determinante para o aquecimento do comércio. “A taxa de desemprego em Santa Catarina caiu para 2,8%, a menor em 10 anos. Isso se reflete no aumento do consumo e na criação de um ciclo positivo para a economia”, afirmou. 

Entre janeiro e outubro de 2024, o comércio catarinense gerou 15.948 vagas formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Atualmente, o setor emprega mais de 530 mil pessoas no estado. 

Conforme o IBGE, o volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina cresceu 7,5% de janeiro a setembro, impulsionado pelos subsetores de supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, automóveis e equipamentos para escritório. Esses números reforçam o cenário de otimismo entre empresários e consumidores no estado.