Nome à disposição
A reitora Luciane Ceretta confirmou no domingo (1º) que seu nome está à disposição da comunidade acadêmica para mais um mandato à frente da Unesc. A informação foi dada pela própria reitora, que se manifestou oficialmente pela primeira vez durante o evento anual de confraternização dos colaboradores da instituição. “Os corredores falam bastante, e eu quero deixar isso oficial. Se for da vontade da comunidade, meu nome está à disposição para mais um mandato à frente da nossa Unesc”, destacou a reitora, que terminou seu discurso ovacionada por uma AM Master Hall completamente lotada. Prestes a concluir seu segundo mandato, a reitora, que também comanda a Acafe, é apontada como uma das principais lideranças de Santa Catarina no campo da educação. Luciane Ceretta tem sua marca na transformação pela qual a universidade passou nos últimos anos. A Unesc recebeu da comunidade um sentimento de pertencimento nunca antes registrado. Além disso, a instituição ampliou sua participação no desenvolvimento regional e no fomento à pesquisa e à inovação. A universidade é destaque no ranking Folha como uma das melhores do país e, pelo segundo ano consecutivo, foi reconhecida como um lugar incrível para trabalhar. A reitora também teve papel fundamental na implantação do Universidade Gratuita e no debate de outros temas essenciais para a transformação da educação em Santa Catarina.
Números positivos
Os dados ainda não foram fechados, mas números preliminares indicam que a Black deste ano superou a de 2023. Essa análise serve como referência para o Natal. Por conta disso, a aposta dos comerciantes é que, neste ano, o crescimento nas vendas alcance 10%.
Mais um
Deve sair nesta semana a oficialização de mais um secretário ou secretária de Luiz Laurindo no Rincão. Segundo o próprio prefeito eleito, restam apenas alguns ajustes para definir o novo titular da Educação.
Na fonte
A Polícia Civil apertou o cerco — e deve continuar apertando — contra comerciantes de sucata, os conhecidos ferro-velhos. O objetivo é barrar o aumento no número de furtos de fios da rede elétrica. Segundo o delegado Márcio Campos Neves, há comerciantes que possuem entorpecentes guardados como pagamento aos responsáveis pelos furtos na cidade.
Caindo
O Brasil registrou uma taxa de desemprego de 6,2% no trimestre encerrado em outubro. É a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, o resultado é consequência dos recordes no número de pessoas ocupadas no país.
A PNAD Contínua é a principal pesquisa sobre a força de trabalho no Brasil. Sua amostra abrange 211 mil domicílios, distribuídos em 3.500 municípios, que são visitados a cada trimestre.
Vida longa
A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, superando os 75,5 anos registrados para quem nasceu em 2022. Para os homens, a esperança de vida passou de 72,1 para 73,1 anos. Já para as mulheres, o aumento foi de 78,8 para 79,7 anos, na mesma comparação. A pesquisa Tábuas da Mortalidade 2023, divulgada na sexta-feira (29) pelo IBGE, apresenta as expectativas de vida até 90 anos para o Brasil. O resultado é usado como um dos parâmetros para calcular o valor das aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social.
Lançamento
O Governo de Santa Catarina lança nesta segunda-feira (2) o Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). A solenidade, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, contará com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da Fesporte, Freibergue do Nascimento. O programa prevê um investimento anual estimado de R$ 75 milhões para apoiar atletas, clubes, federações e projetos sociais ligados ao esporte. Entre os principais objetivos do PIE estão o fomento ao esporte de base, o fortalecimento de entidades esportivas e a inclusão social por meio do esporte. A cerimônia de lançamento está prevista para as 10h.