Tomografias, ressonâncias e colonoscopias atenderão pacientes classificados como prioridade máxima, segundo o secretário de saúde

Içara

Criado em 2021, o Programa Zera Fila do governo de Içara autorizou mais 300 exames, na manhã desta terça-feira (5), para serem realizados no Hospital São Donato. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gustavo de Jesus, tratam-se de 100 tomografias, 100 ressonâncias e 100 colonoscopias.

Ele destaca que estes exames estavam na fila de espera do Estado. “Mas, com recursos próprios, trouxemos a responsabilidade para nós e atendemos esses içarenses, que já estão classificados como prioridade máxima, com muito mais rapidez”, relata.

O secretário ainda explica que encaminhar os pacientes à unidade hospitalar também beneficia a cidade, além de valorizar a instituição. “Acabamos contemplando, com recursos, o Centro de Diagnóstico e Imagem Zefiro Giassi, recentemente inaugurado.”

O programa prioriza zerar a fila em consultas com especialistas, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Inicialmente, foram disponibilizadas consultas oftalmológicas, exames de tomografia, ressonância magnética e ultrassom, além de cateterismo e cirurgias de pterígio e adenoide, à população.

“É o governo municipal se colocando no lugar do cidadão. Dalvania colocou isso como um compromisso de campanha, lá em 2020, e continua cumprindo”, elogia o prefeito interino Max Luiz (PL). Ele ainda faz questão de enfatizar que esta gestão também tinha o compromisso de manter fila zero em biópsias e assim está fazendo.