MDB no governo estadual
Durante reunião na manhã de ontem (30) entre o governador Jorginho Mello (PL) e membros do MDB em Florianópolis, a indicação para a Secretaria da Casa Civil foi discutida. Embora o MDB tenha considerado o deputado federal Carlos Chiodini para o cargo, Jorginho Mello afirmou que o nome deve ser indicado pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). Informações indicam que um integrante do governo de Topázio já foi sondado por lideranças próximas ao governador, e uma conversa deve ocorrer em breve. A afirmação sugere um fortalecimento da relação entre Topázio e Jorginho.
E Vampiro?
No encontro decisivo entre o MDB e o governador, ficou praticamente selado que o partido assumirá três secretarias no governo estadual. O deputado federal Carlos Chiodini, presidente do MDB em Santa Catarina, deve ocupar uma dessas pastas, criando a oportunidade para que Luiz Fernando Vampiro, seu suplente, permaneça como deputado em Brasília. Vampiro já atua na Câmara após a licença de Chiodini, que se afastou para concorrer à prefeitura de Itajaí. No acordo, o MDB também seguirá com o comando da Secretaria de Infraestrutura, liderada por Jerry Comper, enquanto Antidio Lunelli assumirá a Agricultura.
Nos gabinetes de Brasília
Em Brasília, a vereadora Giovana Mondardo e o prefeito eleito Vaguinho, com uma comitiva de lideranças locais, levaram ao Governo Federal demandas de Criciúma em reuniões estratégicas com três ministérios. No Ministério das Cidades, o foco foi assegurar recursos do PAC para saúde e infraestrutura urbana. No MCTI, discutiram-se iniciativas para o desenvolvimento de um parque tecnológico e programas de letramento digital para jovens. Já no Ministério do Esporte, a pauta incluiu a construção de centros de treinamento para futebol feminino e esportes em geral. A agenda se estende com visitas ao Ministério da Saúde e à Câmara dos Deputados.
Troca de farpas com Obadias
Na visita da comitiva de Criciúma a Brasília, o vereador Obadias Benones (PL) criticou a aliança do prefeito eleito Vaguinho Espíndola (PSD) com a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), da esquerda declarada. Em tom provocativo nas redes sociais, Obadias afirmou que “onde estiver a esquerda, ele nunca estará”. Vaguinho respondeu pedindo que o colega “acalme o coração” e ressaltou que a “hora exige coerência” e o foco na cidade acima de divisões partidárias. Obadias, por sua vez, manteve sua posição, descrevendo o gesto como “conveniência” e reafirmou sua distância ideológica.
Alesc homenageia Cepon
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) entregou uma Moção de Aplausos ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) em reconhecimento aos seus 50 anos de atuação na saúde. A homenagem, proposta pelo deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde, celebra a trajetória do Cepon, que se destaca como referência no tratamento do câncer. Fundado na década de 1970 pelo Dr. Alfredo Daura Jorge, o Cepon tem sido fundamental no atendimento oncológico e no apoio às famílias de pacientes. A Moção representa o reconhecimento da contribuição do Cepon para a saúde pública em Santa Catarina.
Cadastro estadual de agressores sexuais
Santa Catarina está prestes a contar com um cadastro estadual de pedófilos e agressores sexuais, aprovado pelos deputados nesta quarta-feira (30). Proposto pelo deputado Carlos Humberto (PL), o projeto (PL 115/2024) visa combater crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, fornecendo às autoridades ferramentas para monitoramento e prevenção. O cadastro, gerido pela Secretaria de Segurança Pública, incluirá informações pessoais e foto dos condenados. O acesso total aos dados será restrito a autoridades; ao público, apenas o nome e a foto estarão disponíveis, com sigilo assegurado.
Combate à sonegação
Em um movimento estratégico para conter a sonegação fiscal, o governo de Santa Catarina e o Ministério Público (MPSC) assinaram nesta quarta-feira (30) um acordo para lançar o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Recuperação de Ativos (GAESF). A ação foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e pelo governador Jorginho Mello, reforçando a repressão aos crimes fiscais no estado. Com uma equipe dedicada do MPSC, Secretaria da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado, o GAESF coordenará investigações de fraudes estruturadas e priorizará a recuperação de ativos lesados, promovendo maior igualdade para o setor empresarial e sociedade.
Emendas de Beto Martins
O senador Beto Martins (PL-SC) teve doze emendas acatadas pelo grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no processo de regulamentação da reforma tributária. O relatório, apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) nesta terça-feira (29), é resultado de intensas audiências públicas que envolveram diversos setores da economia, entre eles exportações, eventos, turismo e setor imobiliário. Segundo Martins, as propostas refletem “preocupações levantadas pela sociedade organizada” e agora seguem para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo relator Eduardo Braga (MDB-AM).