Unesc e UniSatc impulsionam a economia local e regional por meio de eventos que contribuem para o desenvolvimento e a competitividade saudável entre as instituições

Criciúma

Unesc e UniSatc impulsionam a economia local e regional por meio de eventos que contribuem para o desenvolvimento e a competitividade saudável entre as instituições. Na Unesc, a Feira de Inovação, parte da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia, destaca-se por explorar o impacto da Indústria 4.0. O evento foca na tecnologia e inovação, discutindo temas como inteligência artificial, Internet das Coisas e a transformação digital nas indústrias, com o objetivo de preparar empresas e profissionais para um futuro mais automatizado e eficiente.

Já a UniSatc promove a 17ª edição da Feira de Empregabilidade, integrando estudantes e profissionais ao mercado de trabalho. Com a participação de 65 empresas, a iniciativa conecta talentos às demandas do setor empresarial, fortalecendo a economia regional ao facilitar a contratação e reposicionamento profissional.

Esses eventos demonstram como as universidades atuam além do ambiente acadêmico, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e profissional de Criciúma, reforçando a importância de suas ações para o crescimento local. Essa competição saudável evidencia o papel fundamental que as instituições de ensino têm na economia, seja por meio da inovação tecnológica ou da integração com o mercado de trabalho.

Semana de Ciência e Tecnologia 2024

A 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.

A Semana de Ciência e Tecnologia conta com diversos eventos paralelos, como a Feira de Inovação; Talento Cultural; Workshop de Arqueologia; Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; Feira do Livro; Feira de Ciência. Em 2024, a programação do evento ainda contempla o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), programa associado entre Unesc, Uniplac, UNC e Univille.

Na palestra de quarta-feira (16), dentro da Feira de Inovação da Unesc, na sede do Crio, o diretor de operações da Desvon, Rodrigo Grassi, falou sobre a Indústria 4.0 e as diferenças na forma como as empresas trabalham e negociam, e as mudanças geradas por ela nos diversos setores da economia. Grassi destacou o impacto da revolução tecnológica, enfatizando que o conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha, em 2011, e desde então, vem ganhando força ao redor do mundo.

Segundo ele, a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) são algumas das soluções que estão no centro dessa transformação. “Os dados geram poder de análise, mas um dado isolado não significa nada. É preciso correlacioná-los para que eles realmente se tornem interessantes e direcionem decisões assertivas”, explica ele, ao destacar que a integração dessas tecnologias possibilita que as empresas otimizem seus processos, reduzam custos e personalizem produtos em tempo real.

Grassi também lembrou que algumas das principais empresas do mundo hoje pertencem ao setor de Tecnologia da Informação (TI), e que a adoção dessas soluções digitais tem trazido benefícios consideráveis, como o aumento da produtividade e a melhoria na qualidade dos produtos. “Estamos vendo um futuro em que o uso de dados, a automação e a personalização em massa fazem parte do cotidiano das indústrias, impulsionando a inovação e permitindo a criação de novos modelos de negócios”, diz, ao complementar: “a indústria 4.0 não é uma nova fase da industrialização, ela está moldando a forma como as empresas e pessoas se organizam, produzem e competem em um mundo cada vez mais conectado e digital”.

Feira da Empregabilidade Satc

Na 17ª edição da Feira da Empregabilidade, a Satc reúne oportunidades para estudantes e profissionais do mercado. A iniciativa promove a integração entre os participantes e as empresas que estão em busca de candidatos para as suas demandas. A iniciativa é aberta ao público com entrada gratuita e acontece das 13h30 às 21h30 desta quinta-feira (17). Ao todo, 65 organizações da região Sul, do norte catarinense e também de outros estados estão em busca de talentos que desejam alavancar suas carreiras ou se reposicionar no mercado de trabalho.

O volume de público no 1º dia do evento superou as expectativas da organização e das empresas expositoras. “Vimos um movimento muito grande, as empresas nos passaram um feedback muito positivo em relação ao volume de visitantes e em relação à qualidade também, no sentido de que as pessoas tinham formações nas áreas com as vagas em aberto. E isso para nós representa sucesso da iniciativa, porque todos de alguma forma saem satisfeitos, tanto os candidatos quanto os contratantes”, destaca o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

O evento faz parte da Satc Work Week (SWW), uma iniciativa do Setor de Estágios que busca fortalecer a conexão entre os estudantes do Colégio Satc, UniSatc e o setor empresarial. “Para quem comparece na Feira, as chances de encontrar uma vaga que combina com suas competências técnicas e socais são grandes. Todas as empresas estão com vagas em aberto, o que demonstram uma alta taxa de sucesso para alunos e profissionais do mercado. Então, extrapolamos os muros da escola e ajudamos todo mundo”, pontua Ugioni.