A liberdade de Salvaro
O Ministério Público de Santa Catarina encaminhou à desembargadora Cintia Schefer um pedido para que volte a ser decretada a prisão preventiva do prefeito Clésio Salvaro. Na argumentação enviada ao TJ, o MP alega que Salvaro, logo na chegada a Criciúma, descumpriu uma das medidas restritivas impostas no momento de sua soltura. A referência do MP é ao ato na Rua da Gente. Salvaro foi recepcionado com festa pelos apoiadores. Entre eles estão Paulo Padinha, o Paulo da Farmácia, e Daniel Antunes. Ambos aparecem no processo e, por conta disso, não poderiam ter contato com o prefeito. É um pedido do Ministério Público e não significa que será aceito, mas é mais um fator para inflamar o processo eleitoral na última semana do pleito.
Salvaro, aliás
Tem aproveitado o seu retorno à cidade para fazer campanha. Ele caminhou na Santa Luzia ao lado de Vaguinho e Salésio, acompanhado de perto pelo deputado Júlio Garcia. Salvaro, mesmo sem ser candidato, por uma combinação de fatos, acabou mais uma vez sendo o protagonista do processo eleitoral em Criciúma.
O governador
Quem estará na cidade de terça-feira (3) é o governador licenciado Jorginho Mello. Ele vai realizar atos ao lado de Ricardo Guidi para tentar motivar a militância e impulsionar a campanha do seu candidato na principal cidade do Sul, estratégica para o processo eleitoral de 2026.
Tem pesquisa
Quarta-feira (4) tem mais pesquisa do IPC Som Maior com os números para a corrida eleitoral em Criciúma. A última pesquisa realizada pelo instituto e divulgada pela SM e pelo 4oito mostrou uma virada de Vaguinho sobre Guidi.
O debate
Em Criciúma, a semana começou com debate. O encontro foi na Som Maior e, em termos de conteúdo, foi o melhor deles. O debate reflete o que se vê nas ruas: a disputa está polarizada entre Guidi e Vaguinho e disso ninguém discorda. Nesse cenário, Arlindo Rocha, que se apresenta como terceira via, reveza ataques contra um e outro e aproveita para apresentar o que entende como melhor modelo de cidade. Mais ou menos a mesma linha de Jorge Godinho, resguardadas as proporções. Godinho, aliás, bateu em Arlindo nos minutos finais do debate. Entendeu, e entendeu certo, que estaria sendo menosprezado no processo por sua fraca relevância nas pesquisas. Arlindo pediu desculpas e o debate seguiu. Ferraresi e Kaminski são oposição ao atual governo e, por consequência, se opõem a Vaguinho. Os dois foram assediados em diversas oportunidades para abandonar o processo e apoiar Guidi, algo que até agora não se concretizou.
Vagas
No Brasil, 45% das crianças de 0 a 3 anos estão em grupos considerados vulneráveis e devem ter o direito à creche priorizado. Ao todo, são 4,5 milhões de crianças precisando de vagas em creches. Os dados são do Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a consultoria Quantis.
Atendimento
Além dos monitores identificados nas principais ruas centrais de Içara, o estacionamento rotativo social pago agora tem um novo ponto de referência para regularização. A estrutura fica na esquina da Rua Marcos Rovaris com a Rua Duque de Caxias, na Praça da Matriz São Donato. Ao todo, a zona azul abrange 360 vagas para a comodidade dos clientes que buscam no município as melhores oportunidades de compras e negócios. O valor é de R$ 1,50 por hora, sendo permitida a locação por até duas horas na mesma vaga.