Candidatos ao Executivo içarense falam das propostas voltadas ao turismo religioso

3

Com a elevação do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus à Basílica Menor as ações devem ser intensificadas

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

O turismo religioso é uma forma fascinante de viajar, onde as pessoas visitam locais sagrados, templos, igrejas e outros lugares de devoção. Inclusive, muitas cidades têm igrejas e catedrais que atraem visitantes não apenas pela fé, mas também pela história e arquitetura.

Em Içara, há algumas opções interessantes para o turismo religioso. Um dos principais locais é o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus que, no sábado (14), foi elevado oficialmente à Basílica Menor. Essa definição papal deve movimentar ainda mais o segmento e, por isso, a redação buscou junto aos candidatos ao executivo içarense as propostas dos planos de governo para implementar a área.

A atual prefeita, Dalvania Cardoso, candidata pelo PL, diz que, para fomentar o turismo religioso com a elevação do santuário a Basílica Menor, cabe ao município fazer contínuas melhorias na sinalização turística e fortalecer o investimento na mobilidade com os acessos pavimentados, que propiciem mais conforto e segurança. “Como futuramente a abertura do acesso pela Linha São João, ali pelo loteamento novo, chegando por trás do santuário basílica, é uma das alternativas.”

Dalvania também enfatiza a duplicação da SC-445: “Na duplicação da nossa SC-445, já em execução no trecho 1, o município previu no projeto melhorias na rótula em passagem superior, já pensando na entrada do santuário e na rota gastronômica da Segunda Linha, que se fortalecerá com a instalação de hotel no trecho. A iluminação em destaque para o santuário, a exemplo de Sombrio, também é uma das nossas metas. Assim como fortalecer outras alternativas para integrar o turismo na cidade, com a Rota de Turismo Rural, valorizando-se orquidário, produção de uvas e morangos, e o beneficiamento do mel, entre outros. Além de um projeto de lei específico para reconhecer o santuário basílica como ponto turístico oficial do município, no intuito de, por meio público, promover apoio logístico e divulgação do local. (O projeto de lei só poderá ser encaminhado após o período eleitoral)”, conclui Dalvania.

PT também dá destaque ao tema

Lauro Nogueira relata que o turismo religioso é algo muito importante para a cidade. “Temos conversado bastante, principalmente nas visitas aos clubes de mães. A gente tem falado sobre a criação, ali na Segunda Linha, junto ao parque e ao horto, de uma concha acústica, onde nós poderíamos, junto com a Secretaria da Cultura, da Educação e a Fundação de Esportes, iniciar um processo para resgatar, ali no Parque Valmor de Luca, os nossos talentos, fazer apresentação de bandas locais, regionais e canto. Colocar ali também uma pista de skate. Inclusive, já existe todo um projeto lindo, onde colocaríamos sobre o lago uma espécie de passarela. Assim, o lugar ficaria lindo e nós iríamos atrair o jovem para lá. E tudo que já é oferecido, como os cafés e restaurantes naquela região, seria também beneficiado”, ressaltou.

Ele ainda fala de ações voltadas à localidade de Santa Cruz. “Eu tenho visitado Santa Cruz, que é um bairro que me chama muito a atenção por ter lagos e as possibilidades de fazermos ali uma grande lagoa, arrecadar ali as nossas águas, ou seja, fazer uma grande lagoa para a prática de esportes aquáticos como remo e caiaque. Içara tem muita coisa que pode ser criada dentro da cultura, da educação e do esporte. Nós temos muito a oferecer ao jovem, que é o nosso futuro.”

MDB, direciona ações aos romeiros

“Nós pretendemos fazer uma rota turística envolvendo a Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. O cidadão, o romeiro, o devoto do Sagrado Coração, ao chegar no santuário, vai receber um flyer do governo municipal dando as boas-vindas, com as opções de locais para refeições (almoço, café) e mostrando que, além do santuário, pode conhecer a Igreja Matriz São Donato, que fica no centro de Içara, e a Igreja Centenária da Esperança. Ou seja, apresentar as opções de turismo aqui na cidade, como o orquidário, as plantações de morango, onde você pode colher no pé e levar para casa. Nós temos parreiras de uva, onde você pode colher a uva no pé e levar para casa também. Nós temos fábrica de picolés, temos agroindústria, onde você pode conhecer como funciona a fabricação e comprar para levar para casa também, entre tantas outras coisas que a cidade de Içara tem”, assinalou.