No Litoral Sul pode chegar aos 40°C, com as madrugadas também quentes, com mínimas que não devem cair abaixo dos 20°C

Da Redação

Ao longo desta semana, Santa Catarina será impactada por uma forte onda de calor trazida pelos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente da porção central do Brasil para o estado. Segundo a central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas máximas à tarde deverão ultrapassar os 30°C em grande parte do território catarinense, com regiões da Grande Oeste. No Litoral Sul pode chegar aos 40°C. Além disso, as madrugadas também serão quentes, com mínimas que em alguns dias não devem cair abaixo dos 20°C no interior do estado.

Os meteorologistas alertam que a baixa umidade relativa do ar atingirá seus piores índices no período da tarde. São esperados níveis abaixo de 30% em boa parte do estado, com o Oeste registrando valores abaixo de 20%. Esses fatores combinados representam um risco elevado para a saúde da população.

Na região de Criciúma

Segundo o climatologista da Epagri de Urussanga Márcio Sônego, hoje e amanhã (10), as temperaturas podem chegar a 38°C. No entanto, na quinta-feira, uma frente fria trará queda nas temperaturas, com mínima de 16°C e máxima de 21°C, além de chuva fraca. “O vento sul se intensifica e o tempo fica nublado”, acrescentou Sônego. Na sexta-feira, a chuva poderá acumular até 20 milímetros, com temperaturas entre 16°C e 26°C.

Alerta de saúde

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco ALTO nas áreas classificadas em laranja no mapa de monitoramento. Nessas regiões, o calor excessivo e a baixa umidade do ar podem causar desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de outros transtornos associados às condições climáticas severas. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado MODERADO, enquanto nas regiões marcadas em verde, o risco é BAIXO.