A nova rota conecta Santa Catarina à Europa com três voos semanais, promovendo turismo e economia.

Florianópolis

O voo inaugural da TAP Air Portugal, ligando Florianópolis a Lisboa, aterrissou no aeroporto internacional de Florianópolis nesta terça-feira (3), às 17h15. Com 200 passageiros a bordo do Airbus A330-200, a chegada foi recepcionada pelo governador Jorginho Mello e secretários estaduais. A nova rota terá três voos semanais, marcando o primeiro trajeto direto de Santa Catarina para a Europa.

A nova conexão é fruto de um esforço conjunto entre governo e iniciativa privada. “Foi um trabalho dedicado, articulado com a alta direção da TAP, e resultou em um sucesso absoluto. Floripa agora está no mapa dos voos internacionais para a Europa”, afirmou o governador Jorginho Mello. Segundo ele, 35 mil passagens já foram vendidas, com alta demanda para os próximos meses.

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, destacou a importância de incluir Florianópolis na lista de cidades brasileiras atendidas pela companhia. “Estamos muito felizes por unir Santa Catarina a Lisboa e, de lá, ao mundo. Este voo é um compromisso nosso com o estado”, declarou Rodrigues.

A rota oferece voos às terças, quintas e sábados, partindo de Lisboa entre 10h10 e 10h50 e de Florianópolis entre 19h35 e 20h40. Cada voo utiliza o Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros.

A iniciativa visa impulsionar o turismo e a economia local. “Esse voo trará muitas oportunidades para Santa Catarina, promovendo o estado e atraindo visitantes europeus”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva.

A Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Florianópolis, celebrou o momento. “Este é um marco histórico para Santa Catarina, conectando o estado com mais de 50 destinos da TAP”, comemorou Ricardo Gesse, CEO da empresa. A TAP opera em outras 12 cidades brasileiras, conectando o Brasil diretamente a Portugal.