Agora com Max

Henrique Guglielmi não é mais o candidato do MDB de Içara. O novo nome para a disputa do governo na cidade será o do presidente da JMDB Max Mello, que vinha se preparando para disputar uma vaga no legislativo. A decisão foi anunciada em nota no final desta tarde, mas vinha sendo construída desde o início da semana. Na sexta-feira, um almoço reuniu Henrique e os líderes de PDT, PSDB, Podemos e Republicanos. Era uma tentativa de acalmar os ânimos, definir a estratégia e consolidar a chapa. Não funcionou. Hoje o MDB anunciou a troca. Agora os partidos trabalham para consolidar a chapa, que terá Daiane da Luz como vice.

Gaeco

A segunda-feira começou com movimentação do Gaeco em Criciúma. O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado deu prosseguimento à investigação que apura possíveis irregularidades na prestação de serviços funerários. O procedimento foi instaurado em 2022 e desde então a 29ª promotoria de justiça da capital vem apurando supostas irregularidades envolvendo a prestação de serviços funerários. Segundo a apuração, o esquema teria começado em Florianópolis e estaria se expandindo para Criciúma, utilizando o mesmo modus operandi. Empresas do ramo funerário estariam estabelecendo regras e valores superfaturados dos serviços e juntas estariam controlando os preços para não haver concorrência.

Os nomes

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e também de condução de suspeitos, entre eles o do ex-secretário de assistência social Bruno Ferreira e o advogado Jeferson Monteiro. Foram detidos ainda Tiago de Moraes, Leandro Renan, Sandro Guarani, Anilson Cavali Júnior e Gineides Varela. Houve busca e apreensão no paço municipal, na Câmara, no gabinete do vereador Daniel Antunes e na casa do prefeito.

Salvaro

Em vídeo postado nas redes sociais, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro falou sobre a operação do Gaeco, registrada nesta manhã em Criciúma. Salvaro afirma que colocou todos os documentos à disposição e que também determinou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos. “Não temos compromisso com o erro. E também preciso dizer que a ação não tem relação alguma com eleição. É um processo que vem lá de trás e estamos tranquilos”.

Vaguinho e Salésio

O PSD de Criciúma confirmou na noite de domingo a chapa que vai representar o partido na disputa pelo comando do paço municipal. A surpresa ficou pela confirmação do nome do vice. O PSD vai de chapa pura na composição da majoritária, indicando o vereador e ex-presidente da câmara Salésio Lima. A decisão faz o partido voltar a uma estratégia inicial. Lá atrás, as articulações já apontavam uma chapa pura, na ocasião com Arleu e Salésio. Nos bastidores a informação é de que Salésio agrega à chapa uma representatividade de bairro. Também soma com a experiência de quem vem do segundo maior colégio eleitoral da cidade e já acumula três mandatos. “Estou empolgado e pronto para trabalhar muito pela cidade”, resumiu Lima, nome de confiança e aliado de primeira hora do deputado Júlio Garcia. Clésio Salvaro também defendeu o nome e disse que, ao lado de Vaguinho. “Eles têm tudo para fazer um governo tão bom ou até melhor que o que fizemos até aqui”. Uma outra curiosidade é que a chapa tem um nome bem “bolsonarista” e será tratada a partir de agora como “Criciúma acima de tudo”.

Mosquito

O União Brasil do Balneário Rincão realizou no domingo (4) na sede do partido, a sua convenção que definiu pelo nome de Jorge Luis da Costa, o Jorge Mosquito, como pré-candidato a prefeito. Com o apoio da executiva municipal e de lideranças dos mais diversos bairros do município, Jorge destacou que o partido tem a união de muitas pessoas que querem um Rincão diferente. “Quem está conosco nesta caminhada tem esperança em um Balneário Rincão que se desenvolva sem esquecer da sua gente, iniciamos nossa caminhada nesta convenção com o apoio de todos. Humildade e pé no chão é o que nos guia”, resumiu.

Luizinho e Carlito

A convenção do PSD e MDB em Balneário Rincão foi em conjunto e reuniu mais de 900 pessoas, em um evento emocionante. Luiz Laurindo e Carlito Darolt homologaram suas candidaturas, ao lado do prefeito Jairo Custódio, que resgatou em seu discurso a transformação realizada na cidade nos últimos anos.

MDB Criciúma

A convenção do MDB realizada no sábado consolidou o que já vinha sendo desenhado há pelo menos 15 dias. O partido vai para as urnas de chapa pura com o vereador Paulo Ferrarezi disputando a condição de prefeito e o médico Anibal Dário de vice. O partido até tentou uma aproximação com o PL, buscando a condição de vice de Ricardo Guidi, como não deu o MDB decidiu ir sozinho para a disputa.

PP

Vaguinho e Clésio foram até a convenção do PP, estavam com o 11 no peito, mas os dois partidos não chegaram a um acordo. A ata do PP ficou em aberto e isso dá espaço para que as conversas sigam ao longo das próximas horas. Se o PSD abrir a vaga de vice, o PP vai com Vaguinho, caso contrário a chapa está pronta. Na convenção deste sábado, o presidente do PP Valmir Comin fez um relatório sobre as conversas com PL e PSD e em seguida encaminhou a composição de chapa pura com Júlio Kaminski como candidato a prefeito e o médico Irani Alberton de vice.