Vice da Dalvania

O PSD de Içara se reúne hoje para confirmar Alex Michels como vice na chapa que será encabeçada por Dalvania Cardoso. A informação é do próprio Alex. Em entrevista à Som Maior, ontem no final da tarde, ele já falou como vice da atual prefeita. “Vamos para a convenção com este encaminhamento. Temos uma definição já sinalizada que é pela composição com a atual prefeita”, argumentou. Michels seguiu com elogios ao atual governo para justificar sua postura. “A cidade pela primeira vez tem uma prefeita amiga da criança, a cidade conseguiu fazer a nota da saúde saltar, é campeã em transparência e tem projetos que nos mostram que Içara está no bom caminho e por isso merece o nosso apoio”. Alex também ressaltou que, homologada a composição, ele irá apresentar sugestões ao plano de governo de Dalvania. “A ideia é contribuir, ajudar a melhorar ainda mais o processo”.

No MDB

A expectativa é pela confirmação de Henrique Guglielmi como o candidato da oposição. O partido também deve sinalizar no decorrer das próximas horas quem será o vice para a disputa. PSDB e PDT são as siglas mais prováveis para indicar o parceiro de Guglielmi nesse processo. Nas redes sociais, Henrique já tem dado o tom da campanha, mostrando propostas apresentadas por Dalvania na eleição passada e que não saíram do papel.

Já o PT

O cenário está definido há tempos. A chapa será composta por Lauro Nogueira e Edna Benedet (PCdoB). A coligação da Frente Brasil da Esperança será lançada na quinta-feira, com a presença do ministro do Trabalho Luiz Marinho. Em entrevista ao Ponto Final da Som Maior, Lauro Nogueira disse que fará uma campanha com muita tranquilidade. “Mostrando o que o governo do PT trouxe para a cidade, nos muitos milhões que Içara recebe do governo federal e que nada recebeu do governo anterior. Vamos fazer uma campanha mostrando o quanto a cidade andou para trás nos últimos anos e mostrando o que podemos fazer para contribuir e recolocá-la na direção correta. A saúde será minha principal bandeira”, ressalta.

No Rincão

A chapa entre Luiz Laurindo e Carlito está consolidada. “Resta apenas homologar na convenção. Faremos isso no sábado. Passamos antes na convenção do MDB e de lá vamos para a convenção do PSD. Estamos muito alinhados e muito afinados. São oito anos de uma parceria que deu certo”, ressalta Luizinho. O atual vice-prefeito não descarta ainda uma possível parceria com os progressistas. “Tem uma conversa, mas seria apenas para que eles deem apoio sem compor na majoritária, porque esse é um assunto que está devidamente sacramentado”, adianta. Luiz Laurindo ressalta ainda que o seu grande cabo eleitoral será o atual prefeito. “Ele é um dos prefeitos mais atuantes e realizador da Amrec. Ele será nosso principal apoiador, nosso grande cabo eleitoral e o nosso maior desafio é fazer com que a cidade continue o processo de transformação implementado até aqui”.

Esta semana

A reitora Luciane Ceretta ressaltou ontem pela manhã que o governo do estado deve divulgar ainda esta semana o edital com as regras para a nova etapa do programa Universidade Gratuita. A Unesc deve ter pelo menos mais 1000 vagas.

Pronunciamento

Em pronunciamento em rede nacional na noite de domingo, 28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço de 18 meses de seu governo, iniciado em janeiro de 2023. Ele reforçou o que considerou avanços na economia. Entre outras coisas, disse que não abrirá mão da responsabilidade fiscal, falou que as exportações bateram recorde, elogiou a Petrobras, mencionou a aprovação da reforma tributária, e afirmou que levará ao G-20 a proposta de taxação de super-ricos. Lula também ressaltou os avanços de sua gestão em comparação com o governo anterior.

Pode deixar

Marcos Rinaldi Fernandes pode deixar ainda esta semana a defesa de Fernando de Fáveri. Nos bastidores, a informação é de que membros do MDB de Cocal estão lhe pressionando. O motivo seria a relação de amizade de quase três décadas que o advogado tem com o líder do PSD Júlio Garcia.