Evento abrange mil professores em oito cidades da Amrec

Criciúma e Região

A Unesc começou ontem (15), um programa de formação para professores da rede pública estadual de Santa Catarina. A atividade integra a contrapartida das Instituições de Ensino do Programa Universidade Gratuita. Cerca de mil professores participarão dos encontros realizados em oito cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

A programação vai até quarta-feira, 17 de julho, com 15 encontros. A abertura será às 18h na AM Master Hall, com a palestra “Seja sua melhor versão”, ministrada pela jornalista Laine Valgas e pelo educador físico Affonso Kulevicz.

Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc, destaca o compromisso da universidade com a comunidade e a qualidade da educação na região. “A contrapartida do Programa Universidade Gratuita fortalece a relação entre a Universidade e a sociedade, impactando diretamente a formação e o desenvolvimento dos educadores”, afirmou.

Segundo Luciane, os encontros são essenciais para atualizar e aperfeiçoar os professores com novas metodologias, práticas inclusivas e uso de tecnologias educacionais. “As formações são uma oportunidade de aprender na perspectiva de construção e reconstrução do conhecimento, com atitude de reflexão, autonomia e coletividade”, complementou Daniela Arns Silveira, coordenadora da Comissão de Formação Externa da Unesc.

O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma. As atividades abordarão temas como metodologias ativas, práticas inclusivas e cultura digital.

Hoje (16), em Criciúma, o tema será “Práticas inclusivas: Transtorno do Espectro Autista”, das 8h às 17h na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Em Balneário Rincão, “O ensino-aprendizagem por meio de competências e habilidades” será discutido das 13h às 17h na E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola. Cocal do Sul abordará “O planejamento escolar e de atividades de aprendizagem” no Centro Técnico Coopercocal, das 13h às 17h.

Outras cidades como Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso também terão encontros focados em metodologias ativas e tecnologias educacionais, sempre das 13h às 17h.

As atividades encerram nesta quarta-feira (17), com temas semelhantes em diferentes localidades, reforçando o compromisso com a formação continuada dos educadores da região.