Inaugurada

A rodovia dos Trilhos finalmente saiu do papel. Foi inaugurada neste fim de semana com a presença do governador Jorginho Mello. Ele, aliás, se revezou no fim de semana pelo Sul e aproveitou para entregar obras antes de entrar no período de veto pelo processo eleitoral. A obra iniciou em 2021, mas foi paralisada após a Confer, primeira vencedora da licitação, desistir da execução por conta dos aumentos dos insumos causados pela pandemia. O investimento foi de 18 milhões. A oposição queixa-se de que a obra, além de demorar, teve alterações importantes no projeto. Seja como for, ela está finalizada, foi entregue e agora é uma nova ligação da 101 com o centro da cidade e, naturalmente, uma nova rota de desenvolvimento. Ainda na lista de inaugurações de Içara teve também a creche do bairro Liri, que foi executada com recursos de emenda do então deputado Luiz Fernando Vampiro e que amplia o atendimento às crianças no município.

Saúde

O Hospital São Donato inaugurou uma nova ala na última sexta-feira. A obra teve um investimento de cerca de R$ 35 milhões do governo do estado. A ampliação trará novos serviços, como hemodiálise, e incluirá quatro salas cirúrgicas, ultrassonografia, ressonância magnética, mamografia e 20 leitos cirúrgicos. O novo espaço foi batizado de Zefiro Giassi. A presidente-executiva da instituição, Sandra de Sá, destacou que a inauguração “é fruto do trabalho dos colaboradores, voluntários e lideranças locais e estaduais.” Ela enfatizou que a expansão representa um compromisso renovado com a saúde e o bem-estar da comunidade. Além disso, a nova ala homenageia Zefiro Giassi, um benfeitor e amigo do hospital, cujo legado de dedicação e altruísmo será eternizado em benefício de Içara e da região sul de Santa Catarina.

O parque

Ponta do Mato vai ter um parque ecológico em uma área de 5 hectares. O espaço foi doado ao município pelo empresário Zefiro Giassi. Foi uma de suas últimas ações antes de partir. O anúncio da transformação do local em uma reserva municipal foi anunciado pela prefeita Dalvania Cardoso.

Positivo

A taxa de desemprego no país caiu para 7,1% no trimestre encerrado em maio; esse é o menor índice para o período desde 2014, segundo o IBGE. A taxa de desocupação recuou 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2024. Também houve queda na comparação com o mesmo trimestre de 2023, de menos 1,2 ponto percentual. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A população desocupada, ou seja, as pessoas que não tinham trabalho e buscaram por uma ocupação no período da pesquisa, também diminuiu: menos 751 mil pessoas no trimestre e menos 1,2 milhão de pessoas no ano. Dessa forma, o contingente de desocupados chegou a 7 milhões e oitocentos mil, o menor número de pessoas em busca de trabalho desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

Repetindo

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27), mostram mais uma vez que Criciúma se destaca na geração de empregos. A cidade ficou em primeiro lugar entre as cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), com a criação de 360 novos postos de trabalho no último mês. No acumulado do ano, Criciúma já registra um total de 2,2 mil novos empregos, consolidando-se como um dos principais polos de geração de trabalho em Santa Catarina. “Este resultado positivo reflete o vigor econômico de Criciúma. A cidade continua atraindo investimentos e estimulando a abertura de novos negócios, fatores que contribuem diretamente para a criação de oportunidades de trabalho e o crescimento econômico da região”, declarou o prefeito interino de Criciúma, pastor Jair Alexandre.