A proposta

O pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vaguinho Espíndola, levantou uma discussão inovadora para o transporte público de Criciúma. No último fim de semana, Vaguinho divulgou um vídeo confirmando que já está estudando a utilização de ônibus elétricos como alternativa para baratear o valor das passagens e intensificar o programa de sustentabilidade da administração municipal. “Cidades como Curitiba e São Paulo já utilizam esse modelo e nós iniciamos os estudos para apresentar essa proposta no nosso plano de governo. A boa notícia é que já existem linhas de crédito para aquisição da frota elétrica e essa novidade pode resolver problemas atuais, como melhorar o valor das passagens, garantir mais conforto aos passageiros e intensificar o nosso programa de sustentabilidade”, afirma Vaguinho Espíndola.

O lixo

Durante entrevista à Massa FM, ele ressaltou que a intenção é ampliar a proposta e levá-la para os caminhões que coletam o lixo em Criciúma. “Tornando nossa cidade uma referência em sustentabilidade.”

O PT

Pré-candidato do PT ao governo, o advogado Arlindo Rocha está confiante de que o partido irá surpreender durante o processo eleitoral deste ano. Ele tem como base alguns pontos que considera fundamentais. “Primeiro porque na última eleição o presidente Lula fez 28% dos votos em Criciúma e isso vai crescer. Segundo porque temos propostas que de fato vão ao encontro do que a comunidade busca, precisa. Por último porque vamos fazer uma campanha onde o ódio não tem vez. Não há mais espaço para esse tipo de política agressiva. Espero que os candidatos também sigam este mesmo caminho”.

Rota da imigração

Prefeitos e representantes de nove municípios se reuniram nesta segunda na sede administrativa da prefeitura de Urussanga, para iniciar as conversações sobre a formação da Rota da Imigração. A rota abrange 12 municípios por onde os imigrantes passaram e se estabeleceram. São eles: Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Treze de Maio, Grão-Pará e Orleans. Juntos, esses municípios já arrecadam mais de R$ 18 milhões em ICMS turístico e registraram um crescimento de 153% no fluxo de turistas em comparação a 2022.

Renúncias

As renúncias fiscais, motivo de preocupação do TCU (Tribunal de Contas da União), também preocupam o presidente Lula no que se refere à perda de arrecadação. Um relatório do tribunal foi um dos principais assuntos da reunião desta segunda-feira, entre o presidente Lula e ministros da área econômica. É o que destacou o titular da Fazenda, Fernando Haddad.

Inflação

O Boletim Focus veio só com notícias ruins nesta segunda-feira (17): mais inflação e menos crescimento da economia. A previsão dos analistas e economistas consultados pelo Banco Central para a inflação subiu de 3,90% para 3,96% no fim deste ano. Já para o PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de tudo que é produzido no país, houve uma leve redução na expectativa de crescimento. A projeção caiu de 2,09% para 2,08%. O dólar, agora, deve encerrar o ano a cinco reais e treze centavos.