Jipeiros montam força-tarefa para socorrer vítimas das chuvas no RS

Criciúma

Após fortes chuvas devastarem Estrela, no Rio Grande do Sul, um grupo de jipeiros de Criciúma organizou uma força-tarefa para auxiliar na reconstrução da cidade. A ação, iniciada em 5 de maio, mobiliza voluntários de diversas regiões do Brasil, que estão focados em ajudar as vítimas e reparar os danos causados pelas enchentes.

A iniciativa começou com os grupos Tratolão Criciúma e Tritonclub e se expandiu para incluir voluntários de cidades como Içara, Araranguá, além de estados como Minas Gerais, Goiânia, Amazonas e Mato Grosso. Emili Nazário Colonette, psicopedagoga e integrante da ação, explicou que a ideia surgiu com seu marido, Rafael Colonette, e seu cunhado, Richard Colonette. “Meu marido tem uma revenda de carros em Criciúma e começamos um ponto de coleta lá. Conseguimos dois caminhões para levar as doações até Estrela. Inicialmente, pensamos em voltar para Criciúma, mas ao ver a situação, decidimos montar um alojamento e permanecer para ajudar”, relatou Emili.

A hospedagem dos voluntários foi facilitada por um vereador local, que solicitou ajuda para resgatar vítimas em áreas inacessíveis a veículos menores. Atualmente, a força-tarefa conta com cerca de 50 voluntários de todo o país, além dos jipeiros. “Revezamos nos fins de semana e um ou dois voluntários ficam durante a semana para receber e transportar mantimentos”, disse Emili.

Desde o início da ação, mais de 100 carretas de doações foram entregues no alojamento, embora o total exato ainda não tenha sido confirmado. O grupo continua a construir casas, limpar áreas afetadas e arrecadar alimentos, produtos de higiene e eletrodomésticos. “Vamos ficar até quando Deus permitir. Somos um grupo de amigos que, mesmo com pouco, decidiu ajudar. Estrela é uma cidade pequena, mas com um coração gigantesco”, destacou Emili.

Interessados em contribuir podem levar doações para a GR Automóveis, na rua Osvaldo Pinto da Veia, bairro Próspera, Criciúma.