Nova toada

No dia seis de abril, prazo limite para quem queria trocar de partido e disputar o processo eleitoral deste ano, Acélio Casagrande assinou ficha no PL e também no Republicanos. Guardou a mudança de partido na gaveta e anunciou oficialmente nesta terça-feira. “Eu não tinha mais como ficar no PSDB. Os líderes maiores, os vereadores e o prefeito, todos saíram, e eu não tinha mais como seguir no partido”, justificou. Acélio voltou a afirmar também que não houve ingratidão. “Me doei muito, foram sábados, domingos, dias a fio dando o melhor para que a saúde e acho que ainda posso contribuir. Por isso, ontem (segunda) eu conversei com o governador e me coloquei à disposição. Posso estar em um processo eleitoral, talvez em uma chapa pura do PL em Criciúma, ou vou ficar à disposição do governador para atuar na Secretaria de Estado da Saúde e contribuir dessa maneira ainda mais com a região”. Durante a entrevista, o agora ex-secretário afirmou que não imagina que a relação com o prefeito Clésio Salvaro será abalada. “De minha parte não. Sempre fomos parceiros e espero que a gente possa, junto, continuar fazendo o bem. Tenho recebido um retorno muito positivo por parte de amigos, de lideranças. Então eu entendo que tomei sim o melhor caminho para mim e para a cidade”.

Formando líderes

A União das Associações de Moradores de Içara abre no próximo dia 26 a primeira edição do seu curso de formação de lideranças. O projeto será desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Unesc e replica o modelo iniciado em Criciúma e também em Araranguá. Segundo a professora Carla Casagrande, o objetivo do projeto é capacitar as lideranças das comunidades para que elas tenham noções básicas de desenvolvimento, elaboração de projetos e captação de recursos para os seus bairros.

Salário

O orçamento federal para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502,00. O Ministério do Planejamento e Orçamento entregou, nesta segunda-feira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano ao Congresso Nacional. O secretário executivo do Ministério, Gustavo Guimarães, reforçou que a proposta foi feita a partir da responsabilidade fiscal. Diferentemente do divulgado no ano passado, o governo prevê que não haverá superávit fiscal, ou seja, não gastará menos do que arrecadar.

Outra vez

O prefeito, dois vereadores e um servidor comissionado de Urussanga foram presos pela Polícia Civil. Os mandados de prisão contra Luis Gustavo Cancellier (PP), Elson Roberto Ramos (Republicanos), o Beto Cabeludo, e Thiago Mutini (PP), e do servidor comissionado, foram cumpridos nesta terça-feira. Ambos são investigados da Operação Terra Nostra, desencadeada pela 2° Delegacia de Combate à Corrupção, no dia 21 de março. No dia da operação, a polícia chegou a sequestrar o valor de, aproximadamente, R$ 1,35 milhão em bens para garantir possível ressarcimento do dinheiro público desviado.

Recuperando

O Governo de Siderópolis já deu início aos trabalhos de recuperação dos estragos causados pela chuva do último final de semana na rede municipal de ensino. Uma sala de aula da Escola Sílvio Ferraro, localizada no Centro, precisou ser interditada devido à queda de telhas. Já na Escola Jorge Bif, na Vila São Jorge, um muro acabou caindo. Também foi retomado o trabalho de manutenção nas estradas do município.