Está valendo

Comércio de Içara abriu na quinta-feira seu período de promoções. A edição 2024 do LiquidaIçara segue até o dia 10 com descontos que chegam aos 50%. A ação envolve todos os segmentos e deve ajudar a aquecer o setor durante este início de ano, período considerado um dos mais fracos para o comércio na região.

Sem vacina

Prefeito Clésio Salvaro baixou decreto tirando como obrigatoriedade da vacina contra a Covid para crianças da rede municipal. O decreto n° 262/24 dispensa a necessidade da vacina como pré-requisito para matrícula e rematrícula escolar e foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pelo secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira, já publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Administração Municipal. “Recebemos reivindicações e discutimos o assunto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, pois o Governo Federal incluiu a vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação de 2024 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos”, conta Salvaro. “Com o decreto que assinamos, a imunização contra a Covid-19 será opcional para matrículas e rematrículas em escolas de Criciúma”, complementa. Há uma parcela da população que bate palmas. Para mim, errou o governo municipal.

Mais caro

A partir desta quinta-feira, abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O ICMS, tributo cobrado pelos estados, vai subir para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha. O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita. Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos.

Caiu

O desemprego no país encerrou 2023 em queda, com índice médio de 7,8%. Essa é a menor taxa anual desde 2014, quando ficou em 7%. Os dados divulgados na quarta-feira pelo IBGE mostram ainda que o número de empregados no setor privado atingiu um patamar recorde no ano passado. Santa Catarina segue em destaque na lista com os menores índices de desemprego do país.

Inadimplência

O percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,1% em janeiro deste ano. A taxa ficou acima dos 77,6% de dezembro e dos 78% de janeiro de 2023. Dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A parcela de famílias inadimplentes, isto é, aquelas endividadas que têm contas e dívidas em atraso, recuou em janeiro. Os 28,3% registrados no mês são o menor percentual desde março de 2022. Em janeiro de 2023, a taxa havia sido 29,9%, enquanto em dezembro, ficou em 28,8%. O total de famílias que não terão condição de pagar suas contas ficou em 12% em janeiro deste ano, abaixo dos 12,2% de dezembro, mas acima dos 11,6% de janeiro de 2023.

Dengue

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal começa na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília. A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda.

Homenagem

O governador Jorginho Mello (PL) sancionou o Projeto de Lei 364/23, de autoria da deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que batiza o trecho entre o Anel Rodoviário de Criciúma, SC 445 (entroncamento para Siderópolis) e SC 447 (entroncamento para Nova Veneza), localizado no Município de Criciúma, como “Vereador Julio Cezar Colombo”. Essa ação também modifica o Anexo I da Lei nº 16.720 de 2015, que consolida as leis referentes à denominação de bens públicos em Santa Catarina. A iniciativa visa prestar uma homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Criciúma.

Pela Palestina

Neste sábado, Balneário Rincão será palco de uma manifestação de solidariedade ao povo palestino. A concentração está marcada para as 10h, em frente à Plataforma Norte. O evento está sendo organizado pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino de Criciúma, uma iniciativa que reúne organizações e indivíduos engajados na luta pela libertação do povo palestino. A caminhada pacífica tem como objetivo sensibilizar para a urgência do fim da ocupação e do genocídio imposto pelo Estado de Israel sobre os palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Esta ação se alinha a uma campanha internacional que demanda o cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, em um contexto marcado por mais de 25 mil palestinos perdendo suas vidas como vítimas de ações militares israelenses. Segundo esses mesmos dados, 80% dos mortos são mulheres e menores de idade.