Experiências foram preparadas pelas vinícolas associadas à ProGoethe durante as três últimas semanas

Da Redação

As celebrações nos Vales da Uva Goethe terminaram no último fim de semana. Concluída a XVI Vindima Goethe, os eventos exclusivos agora de pisa da uva e colheita ficam para o ano que vem. E para encerrar em grande estilo, houve uma série de eventos e experiências.

Os turistas puderam visitar as vinícolas e conhecer a qualidade dos produtos com Indicação Geográfica. Na Vigna Mazon, em Urussanga, os amantes do vinho puderam desfrutar de uma série de atividades, desde degustação até passeios pelos vinhedos, com espumante em meio aos parreirais. Houve ainda Caça aos Poemas no vinhedo, seguida por um autêntico almoço típico italiano e degustação de vinhos Goethe, culminando com a tradicional pisa da uva.

Para os paladares exigentes, a Vinícola Trevisol apresentou o Vino & Sapore com novos sabores, cores e perfumes. Após a visita à cantina, o turista pôde saborear o “taier”, com uma seleção de queijos, embutidos, frutas, pães e degustação de vinhos. A Vinícola Casa Del Nonno reservou experiências incríveis para o final de semana, incluindo visitas guiadas seguidas de harmonizações de queijos e vinhos. Além do Dolce Far Niente e a degustação de vinhos sem necessidade de reserva.

Quem visitou a Pousada Vale dos Figos teve a oportunidade de participar da colheita da uva ou reservar um piquenique nos vinhedos. A Vinícola De Noni abriu suas portas no sábado oferecendo degustações e vendas de vinhos. Em Orleans, a Vinícola Bianco convidou para degustação de vinhos harmonizados com tábuas de frios. Na área gastronômica, o visitante pôde experimentar o sorvete de Uva Goethe e Uva Bordô na Casa Del Gelato, além do buffet do Restaurante Tempero de Mãe.

Três semanas de atividades

Experiências foram preparadas pelas vinícolas associadas à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) durante as três últimas semanas que destacaram a época de colheita da uva, hoje um produto regionalizado. Entre a serra e o mar, a região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.

A ProGoethe destacou a importância desse período para a região, ressaltando que a Vindima não apenas homenageou os produtores de uva e vinho, mas todo o território. “Promovemos esse movimento para aproximar as cidades onde também tínhamos vinícolas e parreirais de uvas Goethe, valorizando assim todos os municípios e dando ainda mais importância à nossa uva e ao vinho, que são exclusivos deste território”, reforçou Guilherme Facanali Bianchini, presidente da Progoethe.