Relatório mostra um aumento significativo nas atividades preventivas, totalizando 4.757.516 ações, cerca de 330 mil a mais que as ações registradas na temporada anterior.
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou a terceira edição do boletim da Operação Veraneio, referente ao período entre 16 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024. O relatório mostra um aumento significativo nas atividades preventivas, totalizando 4.757.516 ações, um crescimento em relação às 4.414.167 ações registradas na temporada anterior.
Durante este período, 1.097 pessoas foram salvas ou resgatadas pelas equipes do CBMSC. As atividades de prevenção dos guarda-vidas incluem sinalização nas praias, rondas na faixa de areia e costões, orientações a excursões, uso de motos aquáticas para abordagens, e distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
O projeto Golfinho, voltado para a conscientização e prevenção de perigos aquáticos entre crianças, teve um aumento de 50% em comparação com a temporada passada, formando 499 crianças. O projeto combina educação e diversão para promover atitudes preventivas entre os jovens e disseminar essas ideias em suas comunidades.
Houve um aumento de 12% nas ocorrências envolvendo crianças perdidas, totalizando 1.057 casos, contra 937 na temporada anterior. O CBMSC reforça a importância da supervisão constante de crianças nas praias e a utilização das pulseiras de identificação oferecidas pelos guarda-vidas.
Os dados comparativos de mortes por afogamento mostram que, no período analisado, ocorreram oito mortes em áreas privativas nesta temporada, contra três na temporada anterior. Em água salgada e doce, foram registradas 22 mortes na temporada atual, em comparação com 22 na temporada 22/23. A média de idade das vítimas de afogamento é de 29 anos, sendo a maioria do sexo masculino.