Cobrança feita

Prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, foi à Casan nesta terça-feira para responder ao clamor de muitos moradores que, em meio ao calorão, voltaram a sofrer com a falta de água. “Os moradores pagam impostos e estão mais do que certos em reclamar. Com a chegada do verão, esse problema sempre vem à tona e não podemos admitir que uma casa fique 48 horas sem água na torneira. É lamentável. Por isso, convocamos a Casan para juntos encontrarmos uma solução”, afirma Dalvania. Essa não é a primeira vez que o assunto toma conta da pauta. A Casan assumiu o abastecimento de água na cidade em 2014. “Desde então, costumeiramente nesta época do ano, os bairros Lombas e Vila Nova também são prejudicados. O abastecimento dali chega do Balneário Rincão, que sempre recebe um grande aumento populacional no período natalino. Solicitei que a Casan disponibilize caminhões-pipa para essas localidades que venham a sofrer com a falta de água”, informa a prefeita.

Vai disputar

Ex-prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, vai disputar a eleição do ano que vem. Deixou claro isso e já tem inclusive o apoio do PDT. “Estão 100% certos”, ressaltou.

Data marcada

Dia oito de janeiro a Câmara de Vereadores se reúne. Nesse dia, Salésio Lima renuncia à função de presidente e convoca nova eleição. A função será então de Jair Alexandre no último ano da atual legislatura.

Arrancou bem

Ricardo Ximenez, empresário e secretário da Gestão de Neguinho, desponta com força para assumir a presidência da Coopera a partir do ano que vem. Eleição será em janeiro e entre os associados há aquele velho desejo de mudar o cenário.

Celebrando

Município de Içara realiza nesta quarta-feira a sua Cantata de Natal. O evento, programado para a Praça São Donato, tem início previsto para às 19h30min. A apresentação ficará sob comando da Orquestra Sinfônica Celebração. O evento integra a programação de Natal do município, mas também marca o aniversário de 62 anos de emancipação político-administrativa da segunda maior cidade da Amrec.

Mais um

Líder do Governo na Câmara de Criciúma, o vereador Toninho da Imbralit vai disputar no ano que vem seu oitavo mandato consecutivo no Legislativo. Em entrevista à Massa FM, ele admitiu que estava preparando sua aposentadoria, mas precisou rever o projeto depois de um pedido do próprio prefeito Salvaro. Antes de Toninho, o recordista de mandatos era Vanderlei Zilli, que passou pela Câmara por cinco legislaturas.

Saldo positivo

2023 está terminando com perspectivas positivas para o setor carbonífero da Região. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira do Carvão e diretor da Satc, Fernando Zancan. Em entrevista à Massa FM, ele destacou a aprovação de políticas de incentivo ao carvão na Câmara e que devem também ser aprovadas no Senado. Zancan ressaltou ainda o interesse de grandes investidores, como Joesley Batista, que miram o carvão como novo nicho para investimento.

Evoluindo

Em uma decisão considerada histórica, o Vaticano informou nesta segunda-feira (18) que um documento aprovado pelo Papa Francisco passa a permitir que padres católicos abençoem casais do mesmo sexo. Os padres, porém, vão ter autonomia para decidir quando dar essa bênção. O Vaticano também enfatizou que a benção é um sinal de que a igreja acolhe a todos, mas que ela não legitima situações consideradas irregulares e nem pode ser equiparada ao sacramento do matrimônio.

Ferramenta

O Celular Seguro, ferramenta criada pelo governo para bloquear instantaneamente aparelhos roubados e barrar os acessos a contas de bancos e serviços, foi lançada nesta terça-feira. Por meio de um aplicativo e um site abrigado no portal Gov.br, ela funcionará como uma espécie de “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos, e seu acionamento deve bloquear em até dez minutos os apps de redes bancárias.