Estudantes fizeram uma releitura do livro O Farol, da escritora e ilustradora içarense Gisele Daminelli

Içara

Encerram-se nesta sexta-feira (17), as exposições dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara (CEJAI) na Galeria de Arte Caio Borges. Durante duas semanas, o espaço dedicado à arte dentro do Paço Municipal Ângelo Lodetti recebeu os trabalhos produzidos pelos estudantes do ensino fundamental da instituição.

Foram, simultaneamente, duas exposições do CEJAI na galeria da Prefeitura de Içara. Uma produzida a partir da leitura do livro O Farol, da escritora e ilustradora içarense Gisele Daminelli, e a outra com releituras de obras de artistas clássicos. “A mostra ficou conosco por 15 dias e teve muitas visitações, inclusive dos próprios alunos CEJAI, acompanhados da coordenadora Daniele Fusinato e demais professores, dos servidores públicos e dos familiares dos artistas”, conta a curadora da Galeria de Arte Caio Borges, Luciana Geremias.

Segundo a professora de Arte do CEJAI, Gislaine Rosa, “o objetivo foi valorizar e conhecer a arte local do livro O Farol, e fazer uma reflexão acerca de nossas próprias vidas e de como podemos ser uma luz para as outras pessoas.”

Ao visitar as exposições, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, foi presenteada com dois trabalhos de arte produzidos pelas alunas Maria das Graças e Lucinéia, do 9º ano. “Quando abrimos esse espaço no Paço Municipal, a nossa missão foi dar visibilidade à arte de Içara, ajudando a fomentar a cultura local. A arte não pode estar limitada a pequenos grupos de posições socioeconômicas privilegiadas. Ao vermos o engajamento da comunidade, sentimos que tudo valeu a pena”, comenta Dalvania.