Polêmica à vista
Deve ficar mesmo para o ano que vem o debate sobre a criação de quatro novas cadeiras na Câmara de Vereadores de Criciúma. Se a proposta for aprovada, o Legislativo voltaria a ter 21 parlamentares, o que já ocorreu até metade dos anos 2000. O debate foi aberto logo após a divulgação do censo do IBGE e o aumento de vagas já é quase uma unanimidade entre os vereadores. Entre os argumentos que sustentam o debate estão os dados populacionais que amparam de legalidade o assunto e também a tese de que com mais vagas a representatividade popular seria ampliada e valorizada.
Nas mãos de Jair
Finalizar esse debate será missão para o vereador Jair Alexandre. Pelo acordo firmado no início da legislatura e que será cumprido, o Liberal será o presidente da Câmara a partir de janeiro. Jair também deve levar para pauta outro tema espinhoso. Os vereadores querem readequar os vencimentos dos parlamentares. A intenção é fazer valer a legislação que diz que o salário deve representar 50% do salário de um deputado estadual. Se essa proposta vingar, cada parlamentar deve engordar os vencimentos em pelo menos 4 mil reais. São debates que estão no cronograma. A dúvida é se haverá clima, em ano eleitoral, para levar estas propostas adiante.
Atrasado
Vereador Davi Nazário, que vai assumir o comando do debate sobre o Plano Diretor de Içara, reafirmou durante entrevista à Massa FM ontem que espera ver o projeto votado em plenário neste ano. “Precisamos organizar a nossa cidade e isso passa pelo Plano Diretor. O projeto já está muito atrasado. Essa votação já deveria ter sido feita há muito tempo, não andou e agora cabe a essa legislatura resolver”.
Sobre a SC
O vereador também falou sobre a SC-445. Claro que sua posição sobre a obra não chega a ser novidade. “A obra é fundamental para o desenvolvimento de Içara, é positiva para a região e não podemos ficar fazendo política sobre isso. Tem uma parcela que está querendo antecipar a eleição, tem um vereador fazendo palanque sobre o assunto. Só espero que ele não emperre a obra”.
Formação de lideranças
Um projeto desenvolvido pela Unesc em parceria com a UABC vai render frutos em Içara. Através da intervenção do vereador Jairinho Manoel, foi realizado o primeiro encontro entre a universidade, o legislativo e a UACI. Estiveram presentes a diretora de extensão Dra. Fernanda Sonego e a coordenadora do projeto professora Scheila Martignhago Saleh. O foco é capacitar as associações de Içara para gestão dessas entidades desde o funcionamento até captação de recursos, ficou definido hoje que a escola terá início a partir de janeiro de 2024 com duração de aproximadamente. A reitora Luciane Ceretta recebeu em seu gabinete na semana passada o vereador Jairo que deu todo apoio ao requerimento para dar início a implantação deste projeto tão necessário para as lideranças comunitárias.
PSD
A quinta-feira é de visita ilustre em Içara. Deputado Mário Motta vem para participar de mais uma rodada dos debates promovidos pelo PSD que tem como foco incentivar a formação de novas lideranças para a cidade de Içara. “O evento é no salão paroquial da Matriz São Donato e aberto a toda a população”, pontua o presidente do PSD Alex Michels.
No Rincão
Houve ação alusiva ao Outubro Rosa, que objetivou ressaltar a importância da prevenção do câncer nas mulheres, atentando para a realização dos exames a fim de obter um diagnóstico cedo e assim procurar o tratamento ideal para a cura.
Inauguração
Hoje é dia de inauguração da Galeria Lilás na Câmara de Vereadores de Criciúma. Proposta implantada através de resolução da mesa diretora, ela vai valorizar todas as mulheres que passaram pelo legislativo e é uma maneira também de incentivar a presença delas cada vez mais na política.