Acelera Criciúma

Depois de distribuir os convites para o grande evento da próxima segunda-feira, a assessoria de comunicação do paço municipal começou ontem a detalhar o pacote de ações que o prefeito Clésio Salvaro vai apresentar, marcando os últimos meses do seu terceiro governo em Criciúma. As ações serão lançadas justamente a um ano da votação que irá definir o novo prefeito, e o pacote de obras será anunciado pelo coordenador de todo esse processo. Caberá ao secretário Arleu da Silveira, preferido de Clésio para governar Criciúma, acompanhar de perto a execução de praticamente 400 milhões em obras e ações. São medidas em todas as áreas, em todos os cantos da cidade, e que devem ajudar a transformar ainda mais Criciúma. Já escrevi e já disse isso. Sei que muita gente não gosta dele, de seu estilo e nem concorda com essa versão. Há duas Criciúmas nas últimas décadas: uma antes e outra depois de Clésio Salvaro. Claro que os prefeitos que o antecederam têm seus méritos e precisam também ser exaltados, mas o pacote de obras e ações que Criciúma recebeu nos últimos anos é algo fora da curva e será ainda mais acentuado a partir do Acelera.

Pediatria na Pauta

Quando estava em campanha, a então candidata Dalvania Cardoso ressaltou que uma de suas metas era colocar pediatra, em escala de plantão, à disposição no Hospital São Donato. Logo que foi eleita, conversei com a prefeita. Foi talvez sua primeira entrevista. Na ocasião, ela afirmou que essa seria sua primeira meta, seu primeiro compromisso de governo. Chegou a falar que em dois meses seria assunto resolvido. Não foi. A prefeita já apresentou inclusive as explicações. Na Massa FM e aqui mesmo neste espaço, afirmou que não há profissionais, que não conseguiu fechar a equipe para o plantão e que por isso o serviço não saiu. Agora a polêmica foi para a câmara de vereadores. O vereador Edson Freitas, do MDB, foi até a tribuna para cobrar explicações. “Quando será instalado o plantão pediátrico no Hospital São Donato? Faz dois anos e nove meses que essa promessa não foi cumprida, a nossa cidade precisa deste atendimento”, questionou na tribuna o vereador Freitas.

Na pauta

Assembleia Legislativa de Santa Catarina implantou uma frente parlamentar para discutir o uso da cannabis medicinal no estado. O objetivo da proposta é levar para o debate ações que possam facilitar o acesso ao cannabidiol para o tratamento de diversas moléstias. Esse é um assunto que já avançou e muito no resto do mundo e que ainda engatinha por aqui. Os efeitos benéficos para a saúde já estão comprovados. Esse medicamento não vai deixar ninguém viciado, então é preciso trazer luz ao debate e a Alesc fará isso, assim como já vem sendo feito pela câmara de vereadores de Criciúma. É um tema que vai gerar polêmica, mas a polêmica só se dissipa com conhecimento e é isso que a frente parlamentar pretende ofertar.

No caminho do PL

As ações e posturas do vereador Nícola Martins indicam, e nos bastidores a voz corrente também é essa, que ele deve voltar ao PL no decorrer do próximo ano. Certo que Nícola não seguirá no PSDB. Certo que também não irá ao PSD e, ao que tudo indica, ele transitará novamente no 22, onde já esteve.

Falando em Nícola

Ele protocolou o Projeto de Lei 86/2023 que autoriza clubes de tiros desportivos a atuarem sem limite de horário, desde que respeitadas as condições legais municipais sobre acústica. O texto também determina que não há distância mínima estabelecida entre estabelecimentos e os clubes. “O decreto presidencial legisla sobre uso do solo e isso é competência municipal, de acordo com a Constituição. Estamos, assim, cumprindo nosso dever e defendendo a livre iniciativa”, explica o vereador. Ele ainda acrescenta que o governo federal, por decreto, desrespeita a constituição, a liberdade e afronta a competência municipal de legislar sobre o interesse local.

Trabalhando

E por falar no PL, no Rincão, Giorgio Bertan segue trabalhando. Garante que seu projeto para disputar o governo do Balneário Rincão segue ganhando força, corpo e apoiadores. “Neste momento estamos trabalhando fortemente em busca de apoiadores e de uma boa nominata de vereadores. Tenho certeza de que os eleitores do Rincão vão gostar do que iremos apresentar”, afirma.